Estado

Seminário MEI em Palmas: aproximação de pesquisadores e empresários, pela inovação, foi destaque

 

Divulgação

O Seminário Mobilização Empresarial pela Inovação do estado do Tocantins – MEI é uma realização da Rede Tocantinense de Inovação – RTI. Em Palmas, o Seminário aconteceu nessa quarta, 1º de agosto, no auditório da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS. Foi uma tarde de difusão do tema inovação no meio empresarial com palestras, demonstração de boas práticas e apresentação de projetos e programas que beneficiam as empresas tocantinenses na busca pela competitividade.

 

Em palestra, o secretário Estadual da Ciência e Tecnologia do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira, usou palavras de incentivo e mostrou que as empresas não podem ficar paradas, destacando a importância da pesquisa e extensão e da necessidade de estreitar a relação do meio empresarial com o meio acadêmico. “É lá [nas Universidades] que estão as cabeças”, ressaltou.

 

Para o também palestrante, Vice-reitor da UNITINS, Fernando José Spanhol, o Estado ainda não está preparado para inovar. “A inovação é um processo. Você tem ideias que devem ser implementadas, então é contínuo. Ele [o Estado] tem que se preparar para. É um paradigma, já não tem mais como não fazer. O que deve ser feito é mobilização justamente para conseguir as condições. A inovação é resultado de inspiração, ideias e transpiração, ou seja, prática”, disse.

 

A gerente de negócios do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, Greyce Labre, apresentou o Prêmio FINEP, criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores, propôs desafios e estimulou os presentes. Segundo ela, o tema inovação ainda é uma novidade para os empresários do Tocantins. “Tanto a academia quanto às instituições FIETO, IEL, SENAI tem mobilizado o empresário, tem sensibilizado sobre a importância da inovação, mas ainda não houve aquela adesão do empresário. O empresário realmente precisa conhecer um pouco mais as ferramentas existentes para apoiar a inovação e contar com o apoio, seja através de prêmios, dos reconhecimentos ou dos recursos que tem disponíveis”, afirmou. Só é necessário que sejam apresentados projetos.

 

Para encerrar o evento, foi apresentado um caso de sucesso na área de inovação. Leopoldo Craveiro, proprietário da empresa Eletrorural de Porto Nacional, e Harry Richard, professor economista e pesquisador da empresa apresentaram o projeto Casa Verde. Um projeto da construção civil que diminui em até 4°C a temperatura interior do imóvel construído por paredes sustentáveis feitas de areia, cimento e isopor. Produto inovador que chega ao mercado em torno de 5 a 10% mais barata, promovendo a competitividade.

 

A superintendente do IEL, Roseli Sarmento, no ato representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Pires, mostrou prontidão do Sistema FIETO em prol da inovação. “Eu tenho orgulho de fazer parte dessa rede. O Sistema FIETO está à disposição de todos para a inovação. A inovação é agenda da CNI, é agenda da FIETO e é agenda das casas SESI, SENAI e IEL. Então nos colocamos à disposição de todos para colocarmos todos os nossos conhecimentos, projetos em prol da empresa tocantinense.”

 

Camila Soares
Unidade de Comunicação Institucional – UCI Palmas
Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO, SESI, SENAI e IEL)