Estado

Representantes de Araguaína se reúnem com Ministro da Educação para requerer implantação de novos cursos na UFT

Divulgação
Divulgação

A comissão de representantes araguainenses se reunirá na tarde de hoje (16), em Brasília, com o Ministro da Educação Aloizio Mercadante para apresentar a proposta e discutir a implantação de cursos de ponta na Universidade Federal do Tocantins (UFT),  campus de Araguaína.

A luta é uma iniciativa do vereador presidente da Comissão de Educação da Câmara, Luzimar Coelho (PRTB), e tem o apoio da sociedade e de representantes do Estado no Congresso.

Luzimar Coelho já está em Brasília juntamente com o prefeito Ronaldo Dimas (PR), o deputado federal César Halum (PSD) e o senador João Ribeiro (PR).  Durante a reunião será entregue ao Ministro um documento assinado pelos representantes destacando a necessidade urgente de expansão do polo universitário na região norte do país e a importância da proposta para o desenvolvimento educacional, social e econômico não só de Araguaína, mas da população que terá à sua disposição novas oportunidades.

Por telefone, o parlamentar conversou com o AF Notícias e disse está muito otimista com a reunião e aguarda o parecer positivo do Ministro Aloizio Mercadante. Luzimar destacou ainda que a Universidade já possui estrutura física e professores capacitados para ministrar aulas em cursos como Economia, Nutrição, Jornalismo, Medicina, Direito, Engenharia, dentre outros. “Araguaína já não suporta mais ser desprivilegiada. Temos necessidade de novos cursos e público à espera dessas oportunidades”, destacou.

O vereador argumenta ainda que pela pujança da cidade a implantação de cursos de ponta na UFT Araguaína é uma necessidade urgente, pois a manutenção deste crescimento também depende da existência de profissionais qualificados que atendam as nossas demandas.  “Será um atrativo para os empresários que verão um mercado consolidado e com bons profissionais. Vai prosperar ainda o mercado imobiliário, a hotelaria e fomentar a economia de modo geral”, ressaltou.

Outro ponto positivo com a implantação de novos cursos é que as carências do mercado serão atendidas por estudantes da própria região. “Portanto é um sonho da sociedade araguainense ver seus filhos estudarem na sua terra e contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade”, concluiu.

Para odeputado federal César Halum, estes cursos, principalmente engenharia civil, são uma necessidade urgente do próprio Estado que têm na construção civil muitas oportunidades. “Vai também consolidar Araguaína como um centro universitário. Hoje a mão de obra é muito exigente e, por isso, temos que pensar ainda nos cursos de pós-graduação e residência médica. A educação continuada é fundamental”, garantiu.

O deputado ainda anunciou que o Orçamento da União prevê investimentos da ordem de 70 milhões de reais na expansão da UFT em todo o Estado. “Queremos que parte desse dinheiro seja aplicado no campus de Araguaína”, afirmou.

A proposta de implantação de novos cursos em Araguaína conta também com o apoio do reitor da Universidade, Marcus da Silveira, e do diretor do campus, Luis Eduardo Bovolato.

 

(AF Notícias)