Estado

Programa de Educação Financeira irá capacitar professores e alunos; 26 escolas foram selecionadas em Araguaína

20140901163157_financeiraDados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostraram que o percentual de famílias brasileiras endividadas ficou em 63,6% em agosto de 2014. Preocupada com essa realidade, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), irá ofertar capacitação para 304 professores da rede pública estadual de ensino. Na Regional de Araguaína, 26 escolas foram selecionadas para participar do Programa de Educação Financeira. No Estado, são 76 no total.

Na última sexta-feira (29), a coordenadora estadual do programa, Alessandra Camargo, se reuniu com diretores escolares para repassar informações sobre a capacitação e mostrar a importância de se manter o equilíbrio financeiro tanto na família, quanto na sociedade. Segundo ela, trata-se de um projeto piloto onde o Tocantins tornou-se referência nacional. Em 2010, primeiro ano do programa no Estado, três escolas da rede estadual foram premiadas numa solenidade que aconteceu no Rio de Janeiro.   

O programa será desenvolvido incialmente apenas com alunos do ensino médio, mas a expectativa é que futuramente seja ampliado para o nível fundamental. “Esse programa muda a visão da gente em relação ao orçamento familiar. O objetivo é despertar esse conhecimento na vida do aluno para que ele possa fazer a diferença na família e na sociedade”, afirmou Alessandra, acrescentando que houve uma mudança de postura nas pessoas que já participaram do curso.

A intenção é que os participantes se tornem consumidores conscientes e aprendam a cuidar de sua saúde financeira, planejando os gastos de forma equilibrada e evitando desperdícios. Ao final o participante será ainda capaz de saber onde e como investir suas economias. “Se as despesas forem maior que as receitas ou se o salário sempre acaba antes do final do mês, é o sinal de que precisamos nos educar financeiramente”, ressaltou a coordenadora do programa.  

Professores e alunos terão acesso a kits com conjuntos de livros e também a todo o material disponível no site da Associação (vidaedinheiro.gov.br).

As escolas devem encaminhar os dados dos participantes para o e-mail[email protected], até o dia 3 de setembro.
 

(AF Notícias)