Estado

No Tocantins, o desenvolvimento passa pelas mãos do agricultor – Feliz Dia do Agricultor

 

Divulgação

Um dia para homenagear aqueles que ajudam a garantir o desenvolvimento do Brasil e do Tocantins. Neste sábado, 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor, a data foi criada em 1960, por meio do Decreto n° 48.630, assinado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

São várias as denominações: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor, agricultor familiar, mas o que não muda é o compromisso deles com a terra, com a produção, e com a vida; sendo hoje responsáveis pela prosperidade da economia nacional e pela comida na mesa do trabalhador brasileiro. Hoje, o setor primário representa um quarto das riquezas produzidas no Brasil, 33% dos empregos e 37% da balança comercial brasileira. Hoje, o Brasil é um dos três maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, tendo umas das agriculturas mais competitivas do mundo. Logo, o agricultor, independente do seu porte, continua fundamental no processo de desenvolvimento da Nação brasileira.

No Tocantins não é diferente. Segundo dados do IBGE, o Estado possui 33%do seu território voltado para a produção agrícola, pecuária e silvicultura. Ainda de acordo com o Censo Agropecuário de 2006, são 56.896 mil propriedades, um total de 16. 825. 737 milhões de hectares, destes 811.874 mil são voltados para lavouras. E em terras tocantinenses, onde é forte a produção de grãos, os agricultores apostam principalmente em soja. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento Brasileiro (Conab), na última safra foram plantados 405.087 mil hectares de soja, contra 441.052 mil na safra atual, 2011/2012, um acréscimo de 8,8%. Já a produção teve um aumento de 10,5%, com aproximadamente 1 milhão e 359 mil toneladas de soja, ultrapassando a safra anterior, de 1 milhão e 230 mil toneladas.

Números que reforçam a economia e fortalecem o Tocantins, comprovando que o desenvolvimento também passa pelas mãos dos agricultores. No Estado, quem produz no campo pode contar com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet). Presidida pela senadora Kátia Abreu, que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A Faet tem como sua miissão fundamental o apoio e a defesa dos produtores rurais do Estado, buscando melhores condições para a produção agropecuária.

Para a Presidente da FAET, senadora Kátia Abreu, apoiar a agricultura é apoiar o desenvolvimento, “na Faet trabalhamos pelo grande, médio e pequeno agricultor, pois são estes empreendedores rurais que garantem o alimento em nossas mesas e ajudam a alavancar, cada vez mais, a economia do nosso Estado”, afirma e aproveita para homenagear, “ Neste dia tão especial para o setor, parabenizamos os agricultores tocantinenses e brasileiros pelo seu dia, nossas homenagens àqueles que por meio da terra constroem um Tocantins e um Brasil cada vez mais forte”.




Simbora Comunicação
Elisangela Farias – 92124906
Kézia Reis – 84013378
Twitter: @simbora_comunic
facebook: simboracomunicacao