DestaqueEstadoPalmas

Médico afirma que pacientes morreram após contrair Covid-19 dentro do HGP

Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o maior hospital do Tocantins não está mais conseguindo separar os pacientes que estão com o coronavírus dos que chegam até a unidade com outras doenças. A situação foi denunciada por médicos que trabalham no Hospital Geral de Palmas. Um deles afirma que pelo menos dois pacientes morreram após contrair a doença dentro do HGP.

Apesar das denúncias da equipe média e das imagens que mostram pacientes com e sem o coronavírus no mesmo ambiente, a Secretaria de Estado da Saúde nega que a contaminação tenha ocorrido dentro do hospital. (Veja a nota na íntegra ao fim da reportagem)

“Na nossa sala vermelha, a gente tem uma unidade de isolamento. Mas há muito tempo essa unidade já foi extrapolada e nós começamos a reter pacientes Covid positivo junto com os pacientes da Urgência e Emergência. E estes pacientes, devido a proximidade, estão contaminando outros pacientes que não são Covid”, diz o cardiologista Vinicius Pires.

“Infelizmente já aconteceu de nós recebermos pacientes que não eram Covid, pegaram Covid na Sala Vermelha e vieram a óbito”, completa.

 

Uma das vítimas do caos foi a dona Rita Dias, de 81 anos. Ela chegou até a sala vermelha do HGP na última sexta-feira (12) com infecção urinária. Ela pegou a Covid-19 e morreu nesta segunda-feira (15). Imagens feitas dentro da unidade mostram que pacientes que estão com a síndrome respiratória estão deitados no mesmo ambiente que pessoas com outras doenças.

O cardiologista afirma que além dela sabe de pelo menos um outro caso, uma paciente de Miracema do Tocantins de apenas 31 anos.

“A mãe foi pro HGP em Palmas na sexta-feira para fazer um raio-X e uma tomografia do tórax. Ela nem chegou a fazer, porque colocaram uma senhora de 81 anos de idade com o pessoal do Covid”, diz o filho de dona Rita, Antônio Andrade.

Médico denuncia contaminação pela Covid-19 no HGP — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Médico denuncia contaminação pela Covid-19 no HGP — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A situação no HGP já tinha sido denunciada pela TV Anhanguera e pelo G1.

Nesta segunda-feira, segundo os profissionais do HGP, seis pacientes aguardavam leitos de UTI no hospital. Neste fim de semana o Tocantins bateu recordes na quantidade de mortes pela doença. Os últimos três boletins estadual confirmaram 58 óbitos em todo o estado.

Nota da SES na íntegra

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que nesta segunda-feira, 15, quatro pacientes testaram positivos na sala vermelha do Hospital Geral de Palmas (HGP) e já está sendo providenciada a transferência para uma unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19.

A SES informa que estes pacientes realizaram o exame para investigação de contaminação pelo novo Coronavírus logo que chegaram à unidade, conforme protocolo assistencial. O teste positivo foi recebido nesta segunda-feira e, portanto, é inverídica a informação de contaminação dentro do ambiente hospitalar, devido o período de incubação do vírus.

Fonte: G1 Tocantins