DestaqueEstado

Governo fará levantamento para saber tamanho da dívida com servidores da Educação

O governador Wanderlei Barbosa autorizou, nesta quarta-feira (1º), que seja composta uma comissão técnica para levantamento e estudo do montante referente aos passivos gerados junto aos servidores públicos estaduais do quadro da Educação.

O anúncio foi feito durante reunião realizada nesta manhã com o secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Fábio Vaz, e membros da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet).

A comissão terá o objetivo de avaliar a viabilidade orçamentária do Estado e apresentar uma proposta com ações para a resolução das demandas apresentadas. “Se nós podemos diminuir o tamanho desse passivo, nós vamos diminuir, mas precisamos primeiro saber o tamanho dessa dívida, por isso, o secretário Fábio está autorizado a conduzir essa discussão e fazer esse levantamento”, destacou o governador.

Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a área da educação é uma prioridade da sua gestão. “Eu estou às ordens para discutir com a categoria as soluções para as demandas apresentadas aqui hoje, porque a educação é uma prioridade para mim. O que for possível fazer, dentro da linha da legalidade, nós vamos fazer”, reforçou.

O secretário executivo da Seduc, Fabio Vaz, explicou que o próximo passo será convidar demais secretarias para fazerem parte da comissão e dar início aos trabalhos. “Vamos convidar as demais secretarias envolvidas nessa discussão, como Administração, Fazenda e Planejamento; buscar a paridade para o sindicato para que possamos fazer essa construção de maneira conjunta. Fiquei muito feliz por essa determinação do governador”, disse.

Encontro positivo

O secretário-geral do Sintet, Carlos de Lima Furtado, avaliou o encontro como positivo e destacou a expectativa de avançar nas discussões. “Nós, da Educação, temos uma pauta muito extensa e que está represada, e nesse encontro de hoje conseguimos explicar para o governador as demandas e recebemos um posicionamento positivo, que é a criação da comissão, que será o nosso canal de negociação com o governo. Com certeza nós estamos muito felizes com esse avanço rumo à valorização dos trabalhadores da Educação”, disse.

As informaçõs são do Governo do Tocantins.

Participantes do encontro
Participantes do encontro / Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Fonte: AF Noticias