BrasilCuriosidadesDestaque

‘Donas do pedaço’ da vida real: novela com Juliana Paes faz lembrar empresárias de sucesso

Mulheres de origem humilde, que lutaram para conquistar espaço e hoje são bem-sucedidas em seus negócios. O enredo da novela das 21h da Globo é a realidade de várias empreendedoras no Brasil.

E algumas delas vem sendo citadas a cada vez que Maria da Paz entra em cena na pele de Juliana Paes em “A dona do pedaço”.

Na trama de Walcyr Carrasco, Maria da Paz é uma jovem humilde, da cidade fictícia de Rio Vermelho, no Espírito Santo. Vinda de uma família de fazendeiros, ela se apaixona por Amadeu (Marcos Palmeira), da família rival.

No dia do casamento dos dois, Amadeu sofre um atentado. Maria é jurada de morte e obrigada a fugir da cidade. Na batalha por uma nova vida, vende bolos e se torna uma empresária no ramo.

Telespectadores viram nessa história o reflexo de empreendedoras da vida real. Sylvia Design, Cleusa Maria, Regina Tchelly, Zica Assis, Zilu Camargo, Luiza Trajano e Lilian Gonçalves já foram citadas nas redes sociais.

A trajetória e o estilo extravagante e colorido na hora de se vestir são algumas das características que despertam no público o desejo de descobrir quem é uma Maria da Paz da vida real. A produção da novela não indica, porém, quem é a inspiração para a personagem.

Quem é a Maria da Paz real?

Juliana explicou ao G1 que Maria da Paz tem uma inspiração:

“Eu conheci uma mulher quando visitei o Espírito Santo com Walcyr [Carrasco, autor da novela] e Amora [Mautner, diretora artística]… uma mulher com um passado cheio de violência, mas que se reinventou e se transformou numa mulher muito poderosa. Sem saber, ela me inspirou demais”.

Juliana Paes fala sobre

Juliana Paes fala sobre “A Dona do Pedaço”, maternidade e desafios da nova personagem

“Amora sempre imaginou a novela como um grande melodrama e me pediu uma mulher totalmente transformada. Então compus a Maria da Paz de 20 anos depois: uma mulher que precisou inventar uma nova versão de si mesma para ser a dona do pedaço”, conta Juliana.

“Uma nova rica, uma nova máscara, uma faceta pra esconder a dor do passado, mas sem sofrer, sempre em frente.”

Cleusa Maria, a dona dos doces

Cleusa Maria, da Sodiê Doces — Foto: Divulgação

Cleusa Maria, da Sodiê Doces — Foto: Divulgação

Embora Juliana Paes diga que sua inspiração está no Espírito Santo, uma história de Bandeirantes, no Paraná, também faz lembrar a vida da personagem. Cleusa Maria tem 54 anos e comanda a Sodiê Doces.

“A história pega mais na carreira mesmo. Alguém que começa na dureza, sem nenhum centavo, e vence”, resume, comparando as duas trajetórias.

Mas há também uma diferença estética que ela faz questão de citar: “Meus bolos são retangulares, e lá são redondos”.

Sylvia Design, a dona dos móveis

Sylvia Design, dona da rede de lojas de móveis homônima  — Foto: Reprodução/Instagram

Sylvia Design, dona da rede de lojas de móveis homônima — Foto: Reprodução/Instagram

“Por onde passo, agora me chamam de a dona do pedaço”, conta Sylvia Design.

Embora se identifique com algumas características de Maria da Paz, Sylvia garante que não é a personagem retratada.

“O que eu acho é que pegou várias inspirações, várias mulheres empreendedoras que vieram do nada e que acabaram conquistando seu espaço. Não é minha história. Mesmo porque ela saiu de casa fugida, eu saí de casa com todo mundo chorando. Ela faz bolo, eu trabalho com móveis”.

Morando em São Paulo, a empresária de 45 anos deixou o Ceará aos 16 para ajudar a irmã mais velha.

Hoje, comanda uma rede de loja de móveis, que leva seu nome. A fantasia de mulher-gato, que estampa as propagandas de suas lojas, é a marca registrada.

“Eu achei bem parecido o jeitão, o estilo. O que me identifiquei demais foi com a relação dela com funcionários. Ela trata superbem, fala ‘bom dia, meus amores’. E também o jeito de se vestir. Sou meia perua, ela também.”

Sylvia não costuma assistir novelas, mas começou a acompanhar a trama de Maria da Paz. “Faço questão de assistir. A novela é divertida, e a Juliana está arrasando na personagem”.

Regina Tchelly, a dona da gastronomia

Regina Tchelly, da Favela Orgânica — Foto: Reprodução/Instagram

Regina Tchelly, da Favela Orgânica — Foto: Reprodução/Instagram

Regina tem 37 anos, nasceu em Serraria, na Paraíba, e mudou-se para o Rio em 2001, onde começou a trabalhar como empregada doméstica.

Na nova cidade, ficou espantada com o desperdício de alimentos nas feiras livres e começou a pegar os produtos descartados pelos feirantes.

Ela improvisava receitas como arroz colorido de talos e cascas, pão de mel de casca de banana e quiche de talo de brócolis.

Em 2011, decidiu repassar os ensinamentos de suas criações em uma primeira oficina, que conseguiu tirar do papel após uma vaquinha de R$ 140.

A oficina virou o bem-sucedido projeto Favela Orgânica nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio. Além dos pontos fixos, Regina roda o Brasil dando palestras sobre consumo consciente, gastronomia alternativa, compostagem caseira e hortas em pequenos espaços.

Regina confessa que não assiste à novela. “Eu só vejo as cenas pelo Instagram do Marcos Palmeira, que é meu amigo”, conta a empresária aos risos.

Mas sabe quem é Maria da Paz, pois desde a estreia da novela, muitas pessoas chegam até ela falando sobre a semelhança com a personagem.

“Eu acho incrível. Pra gente que teve uma vida simples e cresceu na vida com a nossa força de vontade, ver que a própria vida está sendo interpretada em rede nacional, é muito bom”, diz Regina.

Zica Assis, a dona dos cosméticos

Zica Assis, do Instituto Beleza Natural — Foto: Divulgação

Zica Assis, do Instituto Beleza Natural — Foto: Divulgação

Zica Assis tem 59 anos e é sócia do Instituto Beleza Natural, rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados.

Hoje no comando de dezenas de unidades da empresa (incluindo uma em Nova York), Zica começou a trabalhar aos 9 anos de idade e já foi babá, empregada doméstica, faxineira e vendedora.

Aos 21 anos, iniciou o estudo como cabeleireira, pois não se conformava em precisar alisar os fios para conseguir emprego.

Depois de muito trabalho, descobriu uma fórmula para tratar melhor seus cachos e levou o resultado para sua comunidade.

Desde 2006, Zica acumula prêmios de destaque no empreendedorismo. Entre os mais recentes, está o de Empreendedora do Ano pelo Estadão PME (2013). Além disso, no mesmo ano, entrou para a lista das 10 Mulheres de Negócio Mais Poderosas do Brasil, da Revista Forbes internacional.

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/06/17/donas-do-pedaco-da-vida-real-novela-com-juliana-paes-faz-lembrar-empresarias-de-sucesso.ghtml