DestaquePalmas

Veja o que vai funcionar em Palmas na véspera de feriado e no dia de Natal

O Natal em 2021 será comemorado neste sábado (25). Este é o momento de confraternização em que muitas famílias se reúnem para comemorar a data. Na véspera de feriado alguns serviços já terão o funcionamento alterado ou não vão funcionar. No dia do Natal os supermercados estarão fechados.

Confira o que abre e fecha na véspera de feriado e Natal.

Ponto facultativo

 

Os servidores públicos do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Palmas terão ponto facultativo na véspera de Natal. Tanto a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) como o governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido) emitiram decretos com a medida.

Nesta sexta-feira (24) apenas os serviços essenciais devem se manter funcionando. Isso inclui equipes como as da saúde pública e as forças de segurança. A nível municipal, também seguem funcionando os serviços de limpeza urbana e equipes que cuidam da infraestrutura e iluminação pública da cidade.

Os conselhos tutelares e plantão social funcionam 24 horas pelo (63) 99237-5282 e a Guarda Metropolitana de Palmas no 153. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul também seguem em regime plantão de 24 horas.

Não haverá vacinação contra Covid-19 na véspera de Natal ou no fim de semana em Palmas. Os atendimentos devem retornar na segunda-feira (27).

Feiras livres

 

Quem precisar comprar algum ingrediente de última hora para a ceia de Natal em Palmas poderá visitar as feiras livres que estarão abertas nesta sexta-feira (24). Os espaços comercializam produtos variados, como frutas, verduras, hortaliças frescas, queijos, carnes, artesanato, lanches e jantinhas e outros. Veja os locais que estarão abertos:

  • Feira da 304 Sul (Arse 31) – das 8h às 18h
  • Feira do Aureny I – região sul – das 8h às 18h
  • Feira da 307 Norte (Arno 33) – das 8h às 18h

 

Comércio geral

 

Conforme a convenção coletiva do trabalho que entrou em vigor no fim de novembro, a abertura do comércio em geral, assim como das lojas instaladas em shoppings centers, fica proibida no feriado de Natal. O mesmo vale para empresas do comércio de gêneros alimentícios.

Shoppings

 

No Capim Shopping, as lojas e quiosques de alimentação funcionam das 10h às 18h nesta sexta-feira (24). No Natal, apenas a praça de alimentação abre das 11h às 20h.

No Palmas Shopping, o funcionamento de todos os setores nesta sexta-feira (24) será das 11h às 20h. No Natal as lojas e praça de alimentação ficarão fechadas.

Supermercados

 

  • Assaí: No dia 24 de dezembro estará aberto até 7h. No dia 25 não haverá expediente.
  • Rede Quartetto: Horário normal no dia 24. Não abrem no dia 25.
  • Mercado & CIA: Abre das 9h às 18h na sexta-feira (24) e fica fechado no Natal.

 

Correios

 

Se for precisa de serviços dos Correios é preciso ficar atento ao horário de funcionamento na véspera do Natal. Conforme a superintendência da empresa pública, as agências irão funcionar das 9h às 14h nesta sexta-feira (24).

Quem estiver esperando a chegada dos presentes pode ficar tranquilo porque a distribuição de objetos será realizada durante todo o dia.

Bancos

 

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) o funcionamento das agências bancárias nesta sexta-feira (24) será em horário especial. No caso do Tocantins, que está no mesmo horário de Brasília, o atendimento é das 9h às 11h.

É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25).

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos também estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Fonte: G1 Tocantins