DestaqueEstado

Vacinação de crianças fica abaixo de 50% em cidades do interior do Tocantins

Algumas cidades do interior do Tocantins ficaram com a vacinação contra a gripe para o grupo de crianças muito abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. O pior resultado foi em Novo Jardim, na região sudeste, onde apenas 40% dos menores de seis anos foram vacinados. Em Natividade, na mesma região, foram 49%.

Em Formoso do Araguaia e Babaçulândia a taxa ficou abaixo de 60% para o mesmo grupo e em outras 13 cidades não chegou a 70%. São elas: Ipueiras, Ponte Alta do Tocantins, Dois Irmãos, Marianópolis, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Aliança do Tocantins, Dueré, Barra do Ouro, Filadélfia, Wanderlândia e Gurupi.

A falta de procura fez o governo do Tocantins prorrogar a campanha de vacinação em todo o estado. Em Palmas, onde a imunização chegou a 87% dos grupos prioritários, as doses foram liberadas para o público geral.

Não há prazo para o fim da vacinação. As doses vão continuar sendo distribuídas enquanto houver estoque.

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/06/04/vacinacao-de-criancas-fica-abaixo-de-50percent-em-cidades-do-interior-do-tocantins.ghtml