Estado

Tocantins fecha primeiro trimestre do ano com saldo positivo de 110 empregos

O Tocantins foi um dos dois estados brasileiros, ao lado de Roraima, que não bateu recorde no número de desempregados no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao ano anterior, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O Estado vinha comemorando o fechamento do terceiro mês consecutivo do ano com saldo positivo de empregos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês de abril, foram admitidos 4.836 trabalhadores e desligados 4.726, o que resulta em um saldo positivo de 110 empregos.

De acordo com os dados do Caged, o Tocantins está entre os 15 estados brasileiros a fecharem o mês de abril com saldo positivo. Entre os municípios do Estado, Arraias está em primeiro lugar com um saldo de 134 vagas, seguido por Palmas, 65; e Colinas, 55. Outro dado relevante pode ser percebido ao comparar os dados com o mesmo período do ano passado, já que em 2016, o mês de abril fechou com déficit de 327 vagas.

De acordo com a diretora interina do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no Tocantins, Glaucia Branchina, a maioria dos novos postos de trabalhos gerados vieram da área da construção civil. “Estamos dando a volta por cima. No ano passado, por exemplo, nós perdíamos mais de trezentas vagas de trabalho por mês. Já neste ano, com a economia dando sinais de melhora, o mercado está começando a reagir”, explicou Glaucia, prevendo ainda, que até o final de 2017 o Estado conseguirá alcançar a média de 400 a 500 novos postos de trabalho por mês.