Estado

Tocantins aparece no topo de pesquisa que divulga ranking de cidades que tem mais eleitores que moradores

Tocantins é o estado da região Norte do país com maior número de cidades onde a quantidade de eleitores supera a da população em 2018. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgados na última quarta-feira (29). Para o estudo foram utilizados números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as cidades tocantinenses que aparecem na lista são de pequeno porte. São elas: Chapada de Areia, Oliveira de Fátima, Lajeado, Fortaleza do Tabocão e Monte Santo do Tocantins.

O município com maiores taxas no Tocantins é Chapada de Areia com uma diferença de 528 entre a população de 2018 e o eleitorado do mesmo ano. Em seguida aparece Oliveira de Fátima, com a diferença de 488, Lajeado com 171, Fortaleza do Tabocão com 120 e por último, Monte Santo do Tocantins com 14.

Apesar dos índices, nenhuma cidade do Estado aparece no ranking nacional das dez maiores diferenças entre eleitores e população.

Os dados foram feitos com base no último censo do IBGE, de 2010. Por isso, a CNM, que divulgou o estudo, explica que a estimativa populacional pode estar subestimada. “Os movimentos de migração, principalmente do interior para as cidades com maior atividade econômica, a extensão do país e o longo intervalo entre um Censo demográfico e outro dificultam e limitam o levantamento e as comparações”, afirma o presidente da Confederação, Glademir Aroldi.

Ele ainda aponta que as discrepâncias podem ocorrer devido a diferença entre os domicílios eleitorais e os domicílios civis. Afinal, no Brasil é considerado legal a pessoa morar em uma cidade e votar em outra.

Ranking da Região

No ranking da região Norte, aparecem junto com o Tocantins os estados do Pará, Amapá e Amazonas somando ao todo 11 municípios com mais eleitores do que o número de moradores. Confira a tabela abaixo.

As cidades com maiores números de eleitores na região Norte são: Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO), Ananindeua (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Santarém (PA), Boa Vista (RR) Palmas (TO e Marabá (PA). A capital Palmas é a única do Estado que aparece no ranking, em penúltimo lugar com 183.157 eleitores.
Já no ranking dos dez municípios com menores eleitorados todos são do Tocantins.

Clique aqui no link e confira os detalhes sobre a pesquisa na região Norte.

Entre o primeiro estudo, referente a 2017, e o deste ano, a quantidade de cidades brasileiras com mais eleitores que habitantes subiu de 231 para 308. Ainda segundo a CNM, entre 2006 e 2018 houve aumento de 2% no eleitorado brasileiro. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do IBGE, referente a 2018, os eleitores brasileiros representam 70,4% da população.