Estado

Tocantinenses passam a sentir redução de 18,2% na tarifa de energia elétrica a partir de março, diz interventor da Aneel

Divulgação
Divulgação

Em entrevista coletiva com a imprensa, o interventor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na Companhia Elétrica do Tocantins (Celtins), Isaac Pinto Averbuch, afirmou que a redução de 18,2% na tarifa de energia elétrica nas residências do Estado será percebida a partir de março.

“Antes desta data é impossível, porque os valores cobrados são cumulativos”, esclareceu Averbuch.

Averbuch explicou também que a redução da tarifa vai depender da classe de consumo. “Por exemplo, para um consumidor de baixa renda será um valor, para quem utilizar mais quilowatt será outro percentual e assim por diante”, esclareceu o interventor lembrando que os percentuais serão descriminados nas contas.

Ele afirmou ainda que com a diminuição da tarifa da energia elétrica haverá um maior consumo. “A energia é um bem como qualquer outro. À medida que o preço cair a tendência das pessoas é gastar mais. É uma oferta demanda”, disse.

Atualmente a Celtins atende a 499.893 unidades consumidoras, sendo 389.615 da classe residencial nos 139 municípios do Tocantins.

“Com esta redução a Celtins terá condições de ampliar a distribuição de energia. Todos os dias novos consumidores da área urbana e rural aderem o serviço”, afirmou.

Impacto
Questionado quanto o impacto da redução para Celtins, Averbuch afirmou que não haverá. “A redução foi no custo da energia e nos encargos, ou seja, eles entram na tarifa e saem sem que a companhia ganhe”, contou.

(Cleber Toledo)