BrasilDestaque

‘Tenho que reconhecer que Bolsonaro está certo’, diz Kátia Abreu sobre mudança nas regras da CNH

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) defendeu nas redes sociais algumas alterações propostas pelo presidente da República em relação ao novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre as mudanças, Bolsonaro aumentará a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos para condutores com até 65 anos de idade. A senadora, que já criticou várias ações do atual governo, dessa vez concordou!

“Tenho que reconhecer que Bolsonaro está certo com relação a CNH. Quanto mais tempo dirijo melhor fico. Pra que renovar carteira com 5 anos? Pra dar arrecadação pra Detran e dinheiro pra auto escola? Renovação apenas do exame de vista. Este sim, quanto mais o tempo passa pior fica”, tuitou a parlamentar.

Por outro lado, a senadora criticou as taxas cobradas pelos Detrans e defendeu a emissão gratuita da CNH.

“Sou a favor ainda da gratuidade da CNH. Direito não tem preço. A exemplo das demais exigências como carteira de trabalho, RG, CPF e passaporte (pequena taxa). CNH virou fonte de arrecadação dos Estados a custa dos mais pobres. DETRANs  arrecadam 43 bi e CNHs custam 7 bi ano”, publicou.

Assim como o presidente, a senadora se posicionou a favor do fim das aulas teóricas e práticas para emissão da CNH. Para ambos, seria suficiente apenas a aplicação de uma prova teórica e outra prática.

“Exigência de auto escola? Quando me inscrevo no vestibular a universidade não me pergunta onde fiz o 2° grau. Exige apenas a comprovação da conclusão do curso. Pra fazer a prova tenho que ter 18 anos e passar na prova de direção e teórica. Quem me ensinou não importa”, postou.

As declarações causaram polêmica nas redes socias.