DestaqueEstado

Sisepe ingressa com dezenas de ações de execução para implementação do reajuste de 25%

O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe-TO) ingressou, na semana passada, com pelo menos três dezenas de ações individuais de execução de sentença pedindo a implementação e o pagamento dos retroativos do reajuste de 25% aos funcionários estaduais.

Apesar de não ter ainda transitado em julgado, o Mandado de Segurança que tramita no Tribunal de Justiça do Tocantins, os cumprimentos de sentença já podem ser iniciados de forma provisórias, possibilitando que o período de espera dos servidores para ter os seus direitos implementados e quitados seja menor.

Conforme o sindicato, nos próximos dias, muitas outras ações individuais de execução de sentença serão protocoladas, pois o Jurídico do Sisepe vem analisando a documentação entregue por mais de uma centena de filiados.

Nas ações, a sentença que o Sisepe pede a execução é do STF na Adin 4013 (Ação Direta de Inconstitucionalidade n.° 4013) que, depois de 15 anos, teve seu trânsito em julgado considerado procedente e considerou inconstitucionais as leis que anularam o reajuste linear de 25% a todos os servidores efetivos do Estado concedido em 2008.

Além das execuções de setença, o sindicato ingressou com uma reclamação constitucional no STF contra a modulação feita pelo TJ-TO. “Nós estamos atuando em todas as frentes possíveis e da forma correta. Sabemos da importância que isso tem para os servidores que estão sendo enrolados há 15 anos”, destacou o presidente do Sisepe-TO, Elizeu Oliveira.

Os pedidos de cumprimento de sentença (todos na Primeira Instância) estão sendo realizados para aqueles servidores que atenderam ao chamado do sindicato e apresentaram a documentação solicitada a partir do mês de maio de 2023. Para ingressar com a ação, é necessário que o servidor seja filiado à entidade.

Mais informações os servidores podem entrar em contato com o atendimento Sisepe-TO no telefone 63 3215-1654 ou no e-mail [email protected].

Fonte: AF Noticias