Estado

Segunda chamada das provas físicas do concurso da PM começa sábado

Divulgação
Divulgação

A partir deste sábado, 24, os 750 candidatos convocados em segunda chamada para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso público da Polícia Militar, começam a fazer a provas físicas, que englobam corrida, flexão de braço, barra fixa, teste de flexibilidade, abominais e natação. Conforme a comissão organizadora do certame, a avaliação segue até o dia 31, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, no setor Santa Fé, em Palmas.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso, tenente coronel Jaizon Veras, a nova convocação foi necessária para ocupar o número de vagas não preenchidas com os primeiros candidatos. “A partir do dia 24 nós daremos continuidade à segunda etapa do teste e aptidão física, pois a primeira leva não houve número de candidatos o suficiente”, completou, ressaltando que para esta fase foram convocados 600 homens e 150 mulheres.

Ainda segundo o presidente da comissão, as provas de aptidão física são necessárias para avaliar as condições dos candidatos de desenvolver todas as atividades atribuídas ao cargo de soldado da Polícia Militar. “Este teste visa verificar se o candidato possui o condicionamento físico necessário para desempenhar a função. O soldado da PM precisa estar apto para agir também em policiamento ostensivo, nas ruas”, destacou.

Aos candidatos, o tenente coronel faz um alerta para que não sejam reprovados por falhas nos exercícios propostos. “Recomendamos que, quando comparecerem para realizarem os testes, observar o edital de convocação, ir com roupas adequadas à prática dos exercícios e ter muita calma na hora dos testes. Muitos candidatos acabaram reprovados por não fazerem os exercícios da maneira correta, como indicada pelos orientadores”, observou.

O concurso

Após o teste físico, o candidato ainda passará por uma avaliação psicológica, realização de exames médicos e odontológicos, investigação social e curso de formação de soldados com duração de seis meses. Ao todo, quase 30 mil pessoas se inscreveram para disputar uma das 300 vagas disponíveis pelo certame.

Confira o edital de convocação e a lista dos candidatos e locais de prova do TAF da PM: http://www.consulplan.net/concursos/concurso.php?id=368

(SECOM)