Curiosidades

Saiba as diferenças dos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti

repelente-zika-virus-660x330O mosquito Aedes aegypti há tempos é muito temido no Brasil. Deu início com a transmissão da Dengue, uma doença viral que foi identificada pela primeira vez em 1986. Hoje, além da dengue, ele é responsável por algumas outras doenças, mas você conhece os sintomas dos diferentes tipos de vírus transmitidos pelo mosquito? Confira abaixo quais são.
Dengue 
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Estima-se que mais de 50 milhões de casos ocorram anualmente no mundo todo.
Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.
Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter Chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.
Zika
O Zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015.
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história. Em caso do aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika, busque um serviço de saúde para atendimento.
Há ainda a suspeita de que o vírus seja responsável pelos mais de 700 casos de nascimentos de bebês com microcefalia (malformação congênita em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada), visto que a maioria das gestantes analisadas tinham a presença do vírus no líquido amniótico, o fluído que envolve o feto e ajuda a alimentá-lo.
Uma das principais formas de prevenção é por meio do uso de repelentes três vezes ao dia.
(OCIOSO)