DestaqueEstado

Proteção de patrimônio: na mão dos herdeiros, 70% dos negócios não sobrevive

Transformar sua propriedade rural em holding pode assegurar que ela não seja destruída

Você valoriza a sua história? Quanto tempo você trabalhou para alcançar o que você possui? Construir um patrimônio não é tarefa fácil e manter e gerir pode ser ainda mais difícil, especialmente para os herdeiros. De acordo com um levantamento do Sebrae, 70% das empresas fecham as portas quando o fundador deixa de ser o administrador principal ou falece. O mesmo acontece com as o agronegócio e empresas rurais.

Para garantir que uma propriedade siga prosperando por mais tempo existe uma alternativa: transformar em uma holding rural e implantar uma governança de alto desempenho. A palavra holding vem do inglês e significa controlar, manter, guardar e é esse o desejo que a maioria dos produtores rurais tem em relação a suas fazendas. Nesse sistema, a propriedade, que um dia será herança da família, se torna uma empresa com sócios (pessoas físicas ou jurídicas). Ainda é possível antecipar a divisão de bens, sem perder os “direitos de dono” e o controle das coisas, por meio de uma governança de controle.

Para o Presidente do Instituto Brasil Holding, Alex Coimbra, essa é a melhor forma do produtor proteger sua história e o seu patrimônio: “Com um planejamento sucessório bem feito, é possível separar os bens que vão ser herdados como patrimônio pessoal, dos que são parte do negócio da família. Além disso, dá para definir que os bens sejam distribuídos e administrados conforme a vontade do dono, evitando conflitos e surpresas desagradáveis”, garante.

Ainda segundo o especialista, a holding é uma ótima forma de reduzir gastos na partilha dos bens: “Quando o produtor não antecipa a partilha, tudo é feito após o falecimento dele. Aí com inventário e a transmissão dos bens, às vezes, é preciso inclusive vender propriedades e bens para custear esse processo. Mas numa holding familiar, a pessoa vai apenas receber participação societária, sem ter de pagar o ITCMD em um inventário, por exemplo”, explica Alex Coimbra.

Instituto Brasil Holding na Agrotins 2023
Se você ainda tem dúvidas sobre holdings, pode aproveitar as palestras e o estande do Instituto Brasil Holding, na maior feira de agronegócio da região Norte do país, a Agrotins, para sanar todas elas. Esse ano, a Agrotins será realizada entre 16 e 20 de maio.

As palestras acontecem na quarta (dia 17), às 17h, com o tema: “Holding e seus segredos: proteja o patrimônio e a história da sua família”, no Auditório Cantão. Já na sexta, dia 19, às 10h, teremos o tema: “Como economizar em impostos, proteger seu patrimônio e evitar o inventário”, no auditório Jalapão. E também na sexta, dia 19, às 14h, teremos o tema “Como garantir uma sucessão controlada pelo fundador”, no estande da Terra Forte (na Avenida principal, Avenida do Agronegócio. O estande está localizado entre o estande do Banco da Amazônia e o estande do Bradesco, e em frente ao Restaurante).

E tudo isso é possível por meio de uma governança de resultado, focada em uma gestão multidisciplinar 360º.

Fonte: Precisa Assessoria