EstadoSem categoria

Propostas para a indústria de Palmas são apresentadas em Encontro Político da FIETO

Divulgação

Desburocratização, investimento em infraestrutura, incentivo de micro e pequenas indústrias/empresas, atração de investimentos, alto valor da tarifa de energia e incentivo ao empreendedorismo, dentre outros assuntos relacionados ao tema Economia, Competitividade e Desenvolvimento Industrial, foram abordados no 1º Encontro de Propostas Políticas da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, realizado na manhã desta quarta, 29, no Centro Educacional São Francisco de Assis em Palmas.

 

Os sete candidatos à prefeitura municipal da capital compareceram ao evento e expuseram durante 8 minutos como pretendem promover o desenvolvimento industrial para uma plateia de cerca de 270 empresários filiados à FIETO, imprensa e assessores dos candidatos.

 

Após os pronunciamentos, os candidatos receberam a Agenda da Indústria, documento que reúne os anseios, expectativas e prioridades do segmento industrial em Palmas. O presidente da FIETO, Roberto Pires, falou sobre o intuito da Agenda de nortear as políticas públicas do município a fim de que as ações estejam de acordo com as reias necessidades da indústria.

 

“A Agenda traduz a visão da indústria sobre Palmas e procura identificar os principais desafios, definir estratégias e os caminhos alternativos para os próximos anos. É uma dimensão da agenda de toda a sociedade brasileira. A indústria se situa necessariamente no centro da estratégia de crescimento com mais indústria, Palmas crescerá melhor”, destacou Pires em seu pronunciamento durante o evento.

 

Na sequência, os candidatos Carlos Amastha (PPS), Luciano de Castro (PRP), Fábio Ribeiro (PTdoB), Abelardo Gomes (PSOL),  Marcelo Lelis (PV), Luana Ribeiro (PR) e Professor Adail (PSDC), nesta ordem determinada por sorteio, fizeram suas considerações finais em 1 minuto. O Encontro foi mediado pelo jornalista Sandro Petrilli.

 

Nove subtemas foram disponibilizados pela organização do evento para direcionar a explanação dos candidatos: Desburocratização e Formalização de Empresas, Tributação e Gastos Públicos, Infraestrutura e Logística, Compras Públicas da Indústria Local, Plano Diretor (Parques/Distritos/Condomínios Industriais), Meio Ambiente, Sustentabilidade e Inovação, Investimentos e Fortalecimento das Cadeias Produtivas, Atração de Novos Investimentos e A Micro e Pequena Empresa no Contexto do Desenvolvimento Industrial.

 

Os principais desafios dos próximos gestores também foram pontuados pelo presidente para a garantia da competitividade do segmento, estando entre eles a inovação tecnológica, educação e remuneração.

 

O 1º Encontro Político de Propostas para a Indústria integra a comemoração dos 20 anos da FIETO, completados em 2012, e será realizado nos municípios de Araguaína (15h no auditório do Sistema FIETO/SENAI) e Gurupi (15h no auditório do SESC) nos dias 04 e 11 de setembro, respectivamente.

 

Veja trechos das propostas apresentadas:

 

Carlos Amastha

“Na questão da atração de novos investimentos, sustentar bons projetos e dar credibilidade vai fazer com que Palmas tenha acesso a muitos recursos a nível federal, estadual e mundial. O mundo está cheio de dinheiro para colocar em Palmas”.

 

Marcelo Lelis

“Nós vamos, por exemplo, construir o Anel Norte, vamos interligar ali as pessoas que vão chegar pela ponte que atravessa o lago, vão passar pelo Anel Norte pra chegar à TO [rodovia] valorizando toda aquela região da cidade, escoando a produção, tirando o trânsito de dentro da nossa cidade, nós vamos cuidar das áreas industriais dessa cidade”.

 

Abelardo Gomes

“A prefeitura tem um orçamento de 700 milhões por ano, se esse dinheiro fica todo dentro de Palmas,a economia melhora bastante. A economia melhorando bastante você compra , você tem consumo, é uma cadeia”.

 

Fábio Ribeiro

“Eu me comprometo como candidato a gente criar, por exemplo, um sistema de unificar todos os tipos de serviços para que o empresário recorra a um único local, normalmente na diretoria de indústria, você agregar todos os serviços”.

 

Dr Luciano

“Eu criarei o PAI, o Posso Ajudar a Indústria, que será uma estrutura de ajuda ao industrial com facilidades para a formalização de empregos pro cidadão. O PAI estará associado à faculdades, escolas tecnicas para formar profissionais que conheçam a problemática da indústria”.

 

Luana Ribeiro

“Nossa equipe já está trabalhando para simplificar todos os proceidmentos e exigências legais da prefeitura. Assumo  aqui o compromisso publico de simplificar todos estes processos e facilitar a vida de quem quer investir na nossa capital[…]Fez a obra, vai receber no ato”.

 

Professor Adail

“Nós temos que incentivar de modo que a micro e pequena empresa possam estabelecer uma cooperativa e  consórcios para que elas possam estabelecer suas compras, diminuir os custos de seus insumos e oferecer um produto que cabe dentro da economia de nossa cidade”.

 

 

Foto: Emerson Elias

 

 

Priscila Cavalcante – Jornalista

Unidade de Comunicação Institucional – UCI – Palmas

Sistema FIETO – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO, SESI, SENAI e IEL)

Tel.: (63) 3228-8826 / Skype: priscilafieto

E-mail: [email protected]

FB: www.facebook.com/sistemafieto

Twitter: @sistemafieto