Pronto Atendimento Infantil 24h deve começar a funcionar em março em Araguaína
O prefeito Wagner Rodrigues realizou uma vistoria, na última sexta-feira (18), na implantação do futuro Pronto Atendimento Infantil de Araguaína. A unidade de urgência e emergência pediátrica ofertará atendimento exclusivo e especializado às crianças araguainenses e de outros municípios parceiros. O atendimento pediátrico será iniciado já em março de 2022.
O novo serviço da Prefeitura será implantado na primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, onde funciona o Hospital Municipal de Campanha. “Em outras cidades há alas infantis dentro pronto-socorros e hospitais. Aqui será diferente porque todo o atendimento será dedicado às crianças”, afirmou Wagner.
Com a dedicação na saúde para o público infantil, o prefeito tem expectativa que o atendimento dos adultos também seja beneficiado. “Além da atenção especial às crianças com médico pediatra, a demanda da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deve diminuir de 30 a 40%. Somado a reforma de ampliação que a UPA está recebendo, a iniciativa trará uma agilidade ainda maior no atendimento”.
O prefeito esteve também na revitalização do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O local realiza uma média 3.600 procedimentos todos os meses de forma gratuita. Estão sendo trocados o piso, telhado e pintura, além da substituição de toda a parte elétrica, e ampliação do número de salas de atendimento e novas cadeiras odontológicas.
A adaptação
O projeto inclui a criação de três consultórios médicos, uma de sala de pequenos procedimentos, uma ala de nebulização e medicação, farmácia centralizada na unidade para atender o hospital dia e o pronto atendimento, além de baritagem e a construção de uma sala para raio-x fixo. Há ainda a adequação do layout interno para sala amarela, vermelha e isolamento.
Toda a estrutura interna já foi feita e para os próximos dias, a previsão é iniciar as instalações e acabamentos.
Atendimento covid
Os pacientes com covid-19 continuarão sendo atendidos pelo Município nos leitos que estão disponíveis em outras unidades hospitalares e que atualmente atendem a demanda. No caso dos leitos pediátricos, o atendimento é realizado no Hospital Municipal, no Setor Rodoviário, em leito de isolamento da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica.
Fonte: AF Noticias