Estado

Prefeito de Araguaína assina contrato com Cooperativa e põe fim ao monopólio do transporte público

20141017141730_unnamed_3_O contrato que permitirá a exploração de nove linhas de transporte público coletivo urbano em Araguaína (TO) foi assinado na manhã desta sexta-feira (17) pelo prefeito Ronaldo Dimas, o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, e o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína(Cooperlota), David Pereira.

A assinatura do contrato representa ainda o fim do monopólio da Viação Lontra que já dura mais de 30 anos e foi alvo de inúmeros protestos durante esse período.

Compromisso de campanha

O prefeito Ronaldo Dimas lembrou que este foi um dos compromissos de campanha e que está sendo concretizado, sempre reforçando que a atual gestão trabalha intensamente para que a população seja a maior beneficiada na prestação de serviços em todas as áreas. “Estamos mudando a história do transporte coletivo urbano de Araguaína”, declarou Dimas.

Ainda segundo o prefeito, a atual gestão vem melhorando a infraestrutura das vias públicas de Araguaína, para dar trafegabilidade tanto aos veículos particulares como também para o transporte coletivo. Além disso, o Município já está preparando a licitação para as lombadas eletrônicas e também para a instalação da Zona Azul e Verde em Araguaína.

O presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, informou que até o primeiro semestre do próximo ano, estarão nas ruas da cidade mais 20 novos agentes de trânsito que vão ajudar na fiscalização tanto no serviço de transporte coletivo urbano como outras demandas relativos ao trânsito da cidade. Sobre o transporte complementar, Fidalgo esclareceu que as linhas poderão ser aumentadas, dependendo de como desenvolverá o serviço das linhas que estão sendo implantadas neste primeiro momento.

Cooperados

Um dos cooperados, Sidney Barbosa Ribeiro, comentou sobre o trabalho que vão desenvolver em benefício da comunidade dentro da prestação de serviço nesse tipo de transporte. “Hoje estamos concretizando mais um passo da vitória que almejamos. É o maior presente para a população. Estamos assinando um contrato, onde vamos prestar um serviço para a população e vamos fazer um excelente trabalho para honrar a nossa categoria”, disse Ribeiro.

O presidente da Cooperlota, David Pereira, explicou que a Cooperativa já está trabalhando para que os serviços desse sistema de transporte público comecem o mais rápido possível. Logo após a licitação, a Cooperlota começou a montagem da garagem e também a compra da frota de veículos que servirá para as nove linhas iniciais deste sistema. “O diferencial será, principalmente, a qualidade da prestação de serviço, o trabalho direto com o usuário do serviço, onde o motorista é o dono do veículo e está preocupado com a qualidade da prestação de serviço”, destacou Pereira.

Inicialmente, serão nove linhas de transporte complementar, com uma frota de 45 veículos, mais cinco carros de reserva.

Micro-ônibus em até 90 dias

A prestação de serviços será na modalidade complementar por micro-ônibus. A partir de agora, a Cooperativa terá o prazo de até 90 dias para colocar os micro-ônibus em circulação. O prazo de vigência do contrato de permissão será de 7 anos, podendo ser prorrogável por igual período.

Após a implantação do Sistema de Transporte Público Complementar, a população de Araguaína passará a contar com outras nove linhas urbanas e duas linhas rurais, cuja tarifa não excederá R$ 2,35 por trecho. As novas rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da AMTT.

A cooperativa tem uma frota inicial de 45 veículos, incluindo uma reserva técnica para atender necessidade urgentes. Além disso, a idade média da frota deverá ser de, no máximo, quatro anos e uma das exigências é a acessibilidade às pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Isenções e redução de 50%

De acordo com o Contrato de Permissão, são isentos do pagamento da tarifa: maiores de 60 anos de idade, os portadores de necessidades especiais e menores de seis anos.

Os estudantes e professores das redes pública e privada terão desconto correspondente a 50% do preço da tarifa do transporte coletivo urbano, para o deslocamento no horário e local em que estiver matriculado. As gestantes ficam dispensadas de passarem na roleta de cobrança, porém não são isentas do pagamento da tarifa.

Novas Linhas

1- Faculdades (ITPAC, Senai, FACDO, IFTO, UFT/Cimba e UFT/Veterinária) ao Setor Monte Sinai
2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio
3- Setor Xixebal ao Maracanã
4- Setor Couto ao Setor Vitória
5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK
6-  Araguaína Sul ao Tereza Hilário
7- Hospitais à Vila Azul
8- Jardim Belo à Rodoviária
9- Povoado Novo Horizonte até o Detran

(AF Notícias)