DestaqueEstado

Praia no Rio Tocantins não consegue regularização em razão da demora para baixar nível da água

Nos últimos meses, engenheiros da Prefeitura de Guaraí realizaram visitas in loco na Praia da Balsa, no Rio Tocantins – uma ilha localizada na divisa com o município de Itapiratins, com o objetivo de coletar informações para elaboração do projeto civil e elétrico, e emissão de licenças ambientais e regularização nos órgãos competentes.

Contudo, o atraso da formação completa da faixa de areia na ilha, acabou prejudicando todo o planejamento técnico para a regularização da praia.

“Para o início do projeto ambiental, licenças e regularização, é necessário o projeto civil e elétrico. Para isso, é essencial visualizar a faixa de areia completa, onde será instalado a estrutura da praia. Contudo, devido à não formação da faixa de areia com tempo hábil, se torna inviável os investimentos no local”, explica o engenheiro civil Alexandre Moreira.

“Há dois meses, estamos na expectativa do surgimento completo da faixa de areia, no entanto, infelizmente não surgiu como esperado. Por isso, o atraso da formação completa da faixa de areia na ilha, prejudicou a elaboração de todos esses projetos essenciais para regularização da praia no Naturatins, na Superintendência do Patrimônio da União em Tocantins (SPU/TO) e Marinha”, reitera a engenheira ambiental Marina Ribeiro.

Localização

A Praia da Balsa é uma ilha próximo da travessia entre os municípios de Guaraí e Itapiratins, no Rio Tocantins.O acesso é pela rodovia estadual TO-431, a 60 km de Guaraí.

 

Prefeitura não conseguiu elaborar os projetos a tempo de solicitar as devidas licenças

Fonte: AF Notícias