DestaqueEstadoPalmas

Praia do Funil desaparece após enchente no rio Tocantins; alagamento deixa cidades em situação de alerta

As fortes chuvas registradas no Tocantins nos últimos dias causaram alagamentos e prejuízos em diversas partes do estado. Em Miracema, a Praia do Funil ficou totalmente submersa no fim de semana. Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água e a previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.

No norte do estado parte do cais do porto de Tocantinópolis cedeu após mais de 12 horas de chuvas intensas. A queda ocorreu na madrugada deste sábado (25) na beira rio, no centro da cidade. Não houve feridos.

Na região central do estado, a usina hidrelétrica de Lajeado teve todas as comportas abertas, aumentando o volume de água que passa pela barragem. O nível do rio subiu e a Praia do Funil, em Miracema do Tocantins, ficou submersa neste domingo (26). Imagens feitas por visitantes mostram que as tendas ficaram dentro da água e uma placa desapareceu.

Usina hidrelétrica de lajeado teve as comportas abertas — Foto: Divulgação

Usina hidrelétrica de lajeado teve as comportas abertas — Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Lajeado, inclusive, emitiu um alerta para os ribeirinhos informando da possibilidade do nível subir ainda mais.

A Investco, empresa responsável pela gestão da UHE Lajeado, informou que as comportas da usina estão abertas desde o dia 12 de dezembro, devido ao aumento das chuvas na bacia do rio Tocantins, e a Defesa Civil tem sido informada a cada manobra de incremento da vazão.

A empresa orientou que a população usuária das praias às margens do rio, nos municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água e evite o banho na região.

 

Em Palmas o alerta foi para o aumento no volume nas cachoeiras e o risco para turistas que visitarem a região do distrito de Taquaruçu.

Em Porto Nacional, a prefeitura alertou sobre o risco de alagamento às margens do Ribeirão São João. A Defesa Civil municipal monitora em tempo real o nível das águas para garantir com antecedência a segurança da comunidade.

A região mais afetada até o momento tem sido o município de Peixe, no sul do estado, onde famílias ficaram ilhadas em ranchos às margens do rio Tocantins após as fortes chuvas encherem os córregos na zona rural. Carros foram submersos e até um animal morreu após ser levado pela correnteza.

A Defesa Civil de Peixe informou que todas as comportas da usina hidrelétrica Peixe Angical precisaram ser abertas durante o fim de semana devido às fortes chuvas nos rios Palmas e Paranã, mas na tarde deste domingo (26) algumas voltaram a ser fechadas e o volume começou a retroceder.

Moradores da zona rural de Peixe ficam ilhados após forte chuva

Moradores da zona rural de Peixe ficam ilhados após forte chuva

Todas as pessoas ilhadas foram resgatadas, inclusive, com apoio do Corpo de Bombeiros. O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Clerismar Sena Soares, solicitou que os ribeirinhos e proprietários de ranchos deixem as propriedades. “O nível do rio Tocantins continua alto. Então vamos manter o alerta a todo o momento neste período chuvoso”, disse.

Famílias foram resgatadas pela Defesa Civil — Foto: Defesa Civil/Peixe/Divulgação

Famílias foram resgatadas pela Defesa Civil — Foto: Defesa Civil/Peixe/Divulgação

Alertas continuam

 

Dois alertas de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam valendo para o Tocantins nesta segunda-feira (27). O primeiro tem nível laranja e vale para praticamente todo o estado, com exceção de parte da região sul e sudoeste.

São previstos até 100 milímetros de chuva por dia, com ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No restante do estado o alerta tem nível amarelo, quando a previsão é de até 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. A recomendação é evitar áreas de risco e em caso de emergências informar à Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

Todo estado continua com alertas de chuva  — Foto: Inmet/Reprodução

Todo estado continua com alertas de chuva — Foto: Inmet/Reprodução

Fonte: G1 Tocantins