DestaqueEstado

Polícia Civil cumpre novos mandados contra fantasmas no governo do Tocantins

A Polícia Civil cumpriu novos mandados de busca e apreensão da operação Catarse na manhã desta segunda-feira (5). Nesta fase também são investigados supostos servidores que recebiam sem trabalhar na extinta Secretaria-geral de Governo. As investigações sobre servidores fantasmas começaram em 2018 e deram origem a diversos inquéritos.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína, norte do Tocantins, e outro em Sampaio, na região do Bico do Papagaio. Durante as buscas a Polícia Civil apreendeu documentos que comprovam as supostas fraudes. Alguns suspeitos foram ouvidos e liberados.

As investigações estão sendo feitas pela Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma) de Palmas e Delegacia de Investigações Criminais de Araguaína.

Catarse

A operação Catarse começaram após denúncias de funcionários fantasmas do governo do Estado em Araguaína, em dezembro de 2018. Buscas realizadas no Palácio Araguaia encontraram indícios de que 300 funcionários estariam recebendo sem trabalhar.

Diversos inquéritos foram abertos para investigar os suspeitos. Um deles foi concluído e deu origem a um processo criminal contra o ex-governador Marcelo Miranda e ex-secretários. Nesse caso, a suposta funcionária fantasma recebeu mais de R$ 70 mil do governo enquanto estava estudando medicina no Paraguai.

Fonte: G1 Tocantins