DestaqueEstado

Pessoas infectadas pela Covid-19 precisam ter cuidados ao descartar lixo contaminado

As pessoas infectadas pelo novo coronavírus devem seguir uma série de orientações e manter vários cuidados, inclusive com o descarte do lixo que sai da moradia. Os materiais usados por pacientes isolados em casa podem acabar contaminando outras pessoas, principalmente quem trabalha com a coleta de resíduos.

Atualmente, há 100 pessoas atuando como coletores de lixo em Palmas. Segundo a empresa responsável pela coleta, não existem casos confirmados de Covid-19 entre os funcionários.

“A gente sabe que o risco deve ser combatido na fonte. O risco está em cada casa daqui de Palmas. Então a gente tem essa preocupação de que nossos coletores de lixo não se contaminem com o novo coronavírus”, comentou o gestor de segurança, Edson Parente.

Veja como pessoas infectadas com coronavírus devem identificar o lixo

Veja como pessoas infectadas com coronavírus devem identificar o lixo

Uma das maneiras de descartar corretamente os materiais usados em casa, como luvas e máscaras, é envolver o lixo em dois sacos resistentes de plástico e não deixar acumular muito lixo em uma só embalagem. Outra orientação é colocar os resíduos o na porta de casa próximo do horário da coleta para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo.

Os catadores de lixo pedem também que os sacos com lixo contaminado tenham uma fita vermelha amarrada, para sinalizar o perigo. Todo esse processo de descarte deve ser feito por alguém que não esteja contaminado.

Fonte: G1 Tocantins