DestaqueEstadoPalmas

Pesquisa Big Data: Janad lidera com folga em todos os cenários; Wanderlei tem 60% de aprovação

Uma pesquisa recente, realizada pela Três Poderes/RealTime Big Data para a Prefeitura de Palmas, mostra que a pré-candidata a prefeita Janad Valcari (PL) lidera com folga as intenções de voto em todos os cenários analisados. O levantamento também apontou que a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro está com baixa aprovação.

Com registro TO-03268/2024, o levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de março, com 1.000 entrevistados e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, Janad lidera com 8% das intenções de voto, seguida por Carlos Amastha (PSB), com 5%, e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 4%. Junior Geo (sem partido), registra 2% e Katia Abreu, do PP, 1%. Os demais pré-candidatos somam 3%. No entanto, um número significativo de eleitores (65%) ainda se encontra indeciso ou não respondeu, evidenciando uma grande margem para mudanças.

Cenários Estimulados

Nos cenários estimulados, onde diferentes combinações de pré-candidatos foram testadas, Janad Valcari continua a liderar com folga.

No primeiro cenário estimulado, onde estão dispostos Janad, Eduardo Siqueira, Amastha e Junior Geo, há larga liderança da pré-candidata do PL, com 31%. Em seguida vem Eduardo com 18%, praticamente empatado com Amastha, que tem 17%. Geo aparece com 13% das intenções de voto. Nulo/Branco são 10% e NS/NR, 11%.

No cenário 2, onde há uma troca entre Junior Geo por Kátia Abreu, ainda há folga na liderança por Janad, que fica com 29% das intenções de voto. Em segundo continua Eduardo Siqueira Campos, com 17%, seguido de Amastha, com 16%, e Kátia, com 12%. Outros 10% disseram votar nulo/branco e 12% não souberam ou não responderam.

Ainda foi testado um terceiro cenário, onde estão Janad, Eduardo, Amastha, Junior Geo e Vanda Monteiro (União Brasil). Neste contexto, a pré-candidata do PL está na frente com 30%, seguida por Eduardo e Amastha, empatados, com 17%. Junior Geo aparece com 12%, e Vanda Monteiro tem apenas 6%. Nulos e Brancos somam 8% e NS/NR, 10%.

Votabilidade dos candidatos

Quando perguntados sobre a chance de votar nos pré-candidatos, a pesquisa mostra um grande favoritismo para Janad Valcari. Ela tem a menor rejeição de todos os pré-candidatos, com apenas 29% de respostas de que “não votariam”, contra 48% de Carlos Amastha e 45% de Eduardo Siqueira Gomes. Já nos “que votariam com certeza” e “poderiam votar”, Janad tem 8% e 33%, respectivamente. Carlos Amastha tem 12% e 34%, e Eduardo tem 8% de que “votariam com certeza” e 33% de que “poderiam votar”. Entre os outros pré-candidatos, quem pode surpreender é Junior Geo, que tem 5% que “votariam com certeza” e 43% que disseram que “poderiam votar”.

Aprovações

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) está com baixos índices de aprovação, segundo a pesquisa. Apenas 40% aprovam sua gestão, contra 48% que desaprovam e 12% de NS/NR. Já o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) goza de bons números, com 60% de aprovação e apenas 34% de desaprovação. Para os entrevistados, o governo Lula tem 58% de desaprovação, com apenas 34% aprovando sua gestão.

Um fator importante a ser considerado é o apoio de figuras políticas de destaque, como do governador Wanderlei Barbosa, que pode desempenhar um papel crucial no resultado final das eleições.

Fonte: AF Noticias