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O Banco te ligou? DESLIGUE!!!

Trabalho com Tecnologia da Informação – TI há uns bons 20 anos. O volume de dados criado nos dois últimos anos é maior do que toda a humanidade criou em toda a sua história.

E o que isto tem a ver com o telefonema do banco?

Muita coisa.

bancos

Os dados, as informações e todo o seu rastro deveriam ser usados apenas para o BEM mas sabemos que há pessoas de índole questionável que usam isto a seu favor e também para praticar o MAL.

Muitos destes dados e informações podem ser usados contra você numa técnica chamada engenharia social e engenharia emocional.

Hoje, 19 de junho de 2019, recebi uma ligação do banco XXX. O rapaz que ligou disse ser do setor contra fraudes e que houveram 3 tentativas de invasão na minha conta corrente utilizando o iPhone 5 e iPhone 8.

Coincidentemente, recebi 3 notificações no meu celular hoje, e o certo deveriam ser apenas 2 referentes a 2 agendamentos de transferência bancária que fiz para deixar esta conta sem saldo.

Como não uso iPhone (não gosto da maça), houveram 3 notificações e 3 tentativas de invasão segundo o rapaz, dei uma credibilidade para a ligação.

O rapaz disse que iria bloquear minha conta mas para isto eu deveria confirmar alguns dados. No caso, eu não falaria meus dados por telefone, mas o rapaz me informou o meu CPF e eu falei que estava certo. Ele me informou minha data de nascimento, e novamente eu disse que estava correto. Ele me informou o número da minha conta corrente e, para minha surpresa, o número completo do meu cartão de crédito e data de validade. Apenas informei que estavam corretas.

No final ele pediu os 3 dígitos verificadores do cartão. Fiquei meio receoso pois é um dado importantíssimo. Fiquei inseguro e falei com o rapaz que eu não estava seguro com isto e ele falou para ver o número do telefone que estávamos falando e conferir com o número que estava atrás do meu cartão. Os números bateram. Mas como a engenharia emocional tem como objetivo mexer com os seus sentimentos e sentidos, acabei informando estes 3 numeruzinhos mágicos. E na minha cabeça passou a informação: “meu cartão é de débito e a função crédito está bloqueada, além de nunca usar este cartão. ”.

Ai, veio a parte que comecei a desconfiar. O banco XXX me enviava um SMS sempre que eu acessava minha conta corrente, mas isto ficou cada vez menos usual com a implantação do TOKEN de segurança. O rapaz pediu para confirmar código de segurança enviado por SMS e outro enviado por e-mail. Eu informei os códigos para ele.

Ele informou que iria bloquear os 2 aparelhos e para isto eu deveria informar o 3º código enviado via SMS. Porém o SMS informava que o iPhone 5 acessou pela 1ª vez minha conta corrente.

A minha parte lógica superou a parte emocional e prestei atenção a um enorme detalhe: se estamos bloqueando o acesso do iPhone, porque a mensagem que chegou era de 1º acesso ao internet banking?

Questionei isto ao sujeito e ele disse que estava correto. Informei que a informação estava conflitante pois se queremos bloquear a mensagem não poderia ser de que ele teve acesso. Ele veio com um papinho mole e, falou que enviaria outro código de verificação. Desta vez veio um código referente à contratação de um fundo de investimento. Nesta hora o sinal de alerta veio ao máximo.

Falei que não iria informar este código pois as últimas informações estavam muito conflitantes. Ele insistiu em falar que era confiável, que era o procedimento padrão. Informei que iria ligar para o banco pois uma coisa é eu ligar e saber que estou falando com o banco. Outra coisa muito diferente é receber uma ligação e confirmar os mesmos dados. Ele disse que eu só iria perder tempo pois o procedimento é o mesmo.

Neste intervalo tentei acessar o banco pelo computador e disse que minha senha do TOKEN estava inválida. Tentei acessar pelo celular e disse que a senha e minha digital estavam erradas.

Insisti com o rapaz que eu iria ligar pro banco e acabou que ele desligou a ligação. Isto tudo durou exatos 10 minutos.

IMEDIATAMENTE liguei no banco. Tirando que o atendimento automático é chato e a tal opção “falar com o atendente” é difícil de encontrar, consegui falar com alguém. Expliquei toda a situação e ela foi bem categórica “BANCOS NÃO TELEFONAM PARA SEUS CLIENTES”. Tive de informar quais dados eu passei para o golpista e, agora, estou com minha conta bloqueada por no mínimo 1 semana.

No final, surgiu uma grande dúvida: Minha conta está bloqueada. OK! Porém o banco irá entrar em contato comigo após toda a análise do caso e liberar minha conta. Como o banco entrará em contato já que o banco não telefona e devo desconfiar de todo email enviado em nome de bancos? Risos

Lições que quero passar para você hoje:

  1. Se o banco ligar, DESLIGUE;
  2. Desconfie de todo e-mail que você receber de um banco;
  3. NUNCA e JAMAIS informe os 3 dígitos do seu cartão por telefone;
  4. Na dúvida, desligue e ligue você mesmo para seu banco ou gerente.
  5. Isto pode sim ACONTECER COM VOCÊ.

Fonte: https://cenario.art.br/tecnologia/o-banco-te-ligou-desligue