MPE denuncia criminalmente acusados pela morte do empresário Vencim Leobas, em Porto
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, ofereceu nesta segunda-feira, 15, denúncia criminal contra os dois acusados do assassinato do empresário Wenceslau Gomes Leobas de França Antunes, 77 anos. O atentado ocorreu no dia 28 de janeiro, sendo a vítima alvejada com disparo de arma de fogo, que lhe deixou em estado de coma até esse domingo, 14, quando veio a óbito.
O promotor de Justiça, autor da denúncia criminal, Abel Andrade Leal Júnior, requer que os dois acusados sejam condenados com base nos artigos 121 e 61 do Código Penal, por homicídio doloso (com intenção de matar), por terem praticado o crime com recurso que impossibilitou a defesa da vítima, que também era idoso.
De acordo com o inquérito policial, Alan Sales Borges, 34 anos, e José Marcos de Lima, 42 anos, conduziam um gol prata e estacionaram próximo à Câmara de Vereadores. Alan dirigiu-se até a residência da vítima, nas mediações, e aproveitando-se da ocasião em que Wenceslau saía de casa, por volta das 6h15, disparou a arma e o atingiu na região do pescoço. Em seguida, o acusado jogou a arma no chão e correu ao encontro de José Marcos, que lhe aguardava. Os dois fugiram da cidade, no sentido Palmas, sendo abordados e presos em flagrante pela Polícia Militar, na rodovia TO-050.
O empresário do ramo de combustíveis de Porto Nacional, conhecido como Vencim Leobas, faleceu por volta de 9h40 desse domingo no Hospital da Unimed, em Palmas, onde se encontrava internado desde que foi atingindo com um tiro de espingarda calibre 12, há 17 dias. Além de dono de uma rede de postos de combustíveis, Vencim também era pecuarista. Seu corpo foi sepultado na manhã desta segunda-feira, em Porto Nacional.
(Cleber Toledo)