DestaqueEstado

Ministério confirma que Tocantins está fora do horário de verão em 2013

Divulgação
Divulgação

O Ministério de Minas e Energia, que confirmou nessa quarta-feira, 18, que o Tocantins está fora do horário de verão em 2013, enviou à Casa Civil a minuta do Decreto, agora cabe a Casa Civil publicá-lo.

Este ano, o horário de verão terá início às 0 hora do dia 20 de outubro ao dia 16 de fevereiro de 2014. Neste período, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora.

Após 3 anos fora do horário de verão o Tocantins foi, em 2012, novamente incluso através do Decreto 6558 atendendo uma solicitação do governo do Estado, feita pelo ofício 379 de 15 de junho de 2012.

Depois da repercussão negativa em 2012, governador Siqueira Campos (PSDB) disse que ficou “sensível aos apelos” da população e iria pedir exclusão do Tocantins do horário de verão.

No dia 17 de outubro de 2012, a então Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) divulgou nota afirmando que o governador iria solicitar à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do Tocantins da adesão ao horário de verão.

Conforme a Secom, Siqueira iria entregar o pedido a Dilma e Lobão, “pessoalmente”, durante a inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito, “o ofício foi elaborado na noite do dia 16, pela Casa Civil do Estado”.

O pedido do governador para incluir o Tocantins no horário de verão repercutiu muito negativamente gerando inúmeras críticas nas redes sociais.

(Cleber Toledo)