Destaque

Mais uma vez é adiado prazo de reabertura do aeroporto; empresas só devem vender passagens depois do dia quinze

Divulgação

O Aeroporto de Araguaína deve continuar sem operar por, no mínimo, mais uma semana. É o que informou o Diretor de Logradouros Públicos do Município de Araguaína, Antônio Luiz mais conhecido como Dragão.

De acordo com o diretor, as obras de readequação da pista exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ainda não foram concluídas, o que levou a Secretaria Estadual de Infraestrutura a adiar o prazo de reabertura do aeroporto novamente, dessa vez para a quarta-feira, dia 12.

Na semana passada, o Portal O Norte foi informado extraoficialmente que, caso os trabalhos fossem concluídos em tempo hábil, a previsão é o que aeroporto voltasse a ativa nessa segunda-feira, 10. A demora na conclusão dos serviços tem uma explicação: as obras começaram com atraso. Apesar de o aeroporto estar fechado desde o dia 15 de agosto para a realização dos reparos, estes só começaram no dia 3 de setembro, data em que o aeroporto deveria voltar a operar.

Ainda segundo o diretor, as três empresas aéreas que atuam na cidade, Passaredo, Trip e Sete, já informaram que mesmo que os trabalhos sejam encerrados nessa semana, só vão voltar a vender passsagens depois do dia 15 de setembro.

O trabalho de ampliação e reforma do balizamento do aeroporto, afirmou o diretor, só deve ser concluído em novembro. A empresa responsável pelo serviço, que venceu a licitação, a Padrão Engenharia Ltda, pretende dar início as obras no dia 10 de setembro.

No Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Araguaína e o Governo do Estado se comprometeram a concluir a reforma do balizamento até o dia 12 de novembro.  Sem que seja concluído esse trabalho, o aeroporto opera com várias restrições. A principal delas é a impossibilidade de realizar voos noturnos.

O atraso na entrega das obras foi alvo de fiscalização do Ministério Público Estadual (MPE) que no último dia 28 de agosto, depois de visita ao local, recomendou à Prefeitura de Araguaína e Governo do Estado que apresentassem esclarecimentos sobre a demora.

Obras no Aeroporto
O Aeroporto de Araguaína ficou fechado por mais mais de oitos meses em função da reforma no terminal de passageiros e pistas. O mesmo foi reaberto em abril deste ano. No entanto, por não cumprir com algumas exigiências da ANAC voltou a ser fechado.
O Governo Estadual juntamente com a Prefeitura de Araguaína já contabilizaram investimentos de mais de R$ 11 milhões, sem contar com os mais de R$ 600 mil investidos na aquisição e instalação de equipamentos para operacionalizar as sinalizações luminosas durante o período norturno.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína, o fechamento do Aeroporto já causou um prejuízo milionário a cidade.

(Portal O Norte)