Estado

Maioria dos vereadores eleitos nas cidades do Tocantins é do PMDB

Divulgação

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) fez o maior número de vereadores nas eleições municipais de 2012. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, foram 178 candidatos da sigla eleitos neste domingo, 7.

O Partido Social Democrático (PSD), que estreou nestas eleições, foi o segundo que mais elegeu vereadores nas cidades tocantinenses. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o partido da Senadora Kátia Abreu conquistou 164 vagas em todo o Estado.

Os outros partidos que fizeram mais de 100 prefeitos no Tocantins foram: Partido da República (PR) – 132, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – 127, Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 104.

O Democratas (DEM) conquistou 89 vagas nas câmaras municipais do estado, o Partido dos Trabalhadores (PT), 83, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 73, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), 65, o Partido Progressista (PP), 64, o Partido Popular Socialista (PPS), 55, o Partido Verde, 43, o Partido Social Liberal, 22, o Partido Trabalhista Nacional (PTN), 16, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido Social Cristão (PSC), 15 cada um.

O Partido Trabalhista Cristão (PTC), por sua vez, fez 11 vereadores em todo o estado. O Partido Pátria Livre, que assim como o PSD, estreou nestas eleições, conquistou 9 vagas. O Partido da Mobilização Nacional, 7, o Partido Republicano Brasileiro, 6, o Partido Republicano Progressista (PRP), 5, o Partido Comunista do Brasil (PC do B), 4, o Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), 2, o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) apenas 1 cada.

 (Portal O Norte)