Estado

Indígenas Xakriabá e Pataxó são eleitos musa e muso dos JMPI

mooi_-_tupirape

Thaís Simanãteid, da etnia Xakriabá, foi eleita pelos internautas como a musa da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Ela recebeu 35,96% dos votos. Entre os homens, o Pataxó Itaguari Braz desbancou o indígena filipino Jason Balabad e garantiu o título. Ele foi escolhido por 21,92% dos internautas. A enquete para eleger o muso e a musa dos JMPI foi lançada pelo G1 no dia 29 de outubro e teve mais de 7,8 mil participantes. A votação foi encerrada neste domingo (1°). Confira os resultados.

itaguari_braz_-_pataxo

O filipino Jason Balabad era o favorito para o título masculino. Por causa do porte físico musculoso,ele fez grande sucesso nas redes sociais desde a cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena, no primeiro dia dos Jogos. Ele recebeu 13,14% dos votos e ficou em segundo lugar.

Entre as mulheres, o segundo lugar ficou com a indígena Saina, que é da região de Yakutia, na Sibéria Ocidental. Ela recebeu 19,84% dos votos. A indígena se destacou na abertura dos Jogos ao se apresentar com uma roupa feita com pedras e pele de raposa.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foram realizados em Palmas entre os dias 23 e 31 de outubro. Participaram cerca de 1,8 mil atletas indígenas, dos quais 1,1 mil são de etnias brasileiras e 700 de etnias internacionais. Além do Brasil, outros 24 países participaram das competições.

G1