Estado

Igeprev bloqueia o pagamento de quase 300 segurados que não realizaram prova de vida

AryReis320O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) bloqueou os benefícios de 290 aposentados e pensionistas que não realizaram a chamada prova de vida, dentro do prazo. O chamamento para regularização daqueles que não tinham procurado o órgão está na Portaria 30/2016, publicada há cerca de 30 dias no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 4541.

A lista continha os nomes dos 1.189 segurados do instituto que ainda não tinham feito a prova de vida. Desses, 899 beneficiários já buscaram as unidades de atendimento previdenciário e efetuaram a regularização de seus cadastros.

Com a formalização do não-comparecimento dos segurados ao recadastramento, o instituto efetuou o bloqueio do pagamento dos benefícios não-atualizados. O diretor de Previdência do Igeprev, Ary Reis, disse que o órgão ainda tem a expectativa de reduzir muito mais os cadastros pendentes, nos próximos dias. “Ainda nos restam cerca de 290 benefícios a serem regularizados, sendo destes 139 inativos e 151 pensionistas, mas todos os dias esse número tem reduzido”, pontuou Reis.

Ainda pode ser regularizado
Conforme o Igeprev, ao regularizar o cadastro, o benefício de janeiro/2016 é disponibilizado em até 48 horas, na conta do titular. Os valores referentes a fevereiro/2016 e demais meses, são incluídos até o fechamento da folha do mês corrente. Caso ultrapasse o prazo, passa a ser incluso na folha de pagamento do mês seguinte.

O horário de atendimento do Igeprev em Palmas é das 7h30 às 18h30. Mas é possível buscar a regularização via correios, com o auxílio do link Recadastramento no Porta do Segurado do endereço eletrônico www.igeprev.to.gov.br, e nos postos de atendimento do ÉPráJá de Araguaína e Gurupi. Para outras informações, os beneficiários devem ligar, de forma gratuita, no número 0800-647-0747.

Recadastramento 2015
O Recadastramento 2015 foi iniciado pelo Igeprev no dia 3 de novembro e encerrado no dia 31 de dezembro de 2015. O procedimento previa o envio de documentação via Correios dos aposentados ou pensionistas que não pudessem comparecer a uma das três unidades de atendimento presencial. O Igeprev previa o recadastramento de 9.300 segurados, sendo que, deste total, 7.545 são aposentados e 1.755 pensionistas.

(Cleber Toledo)