Estado

‘Hora do Mamaço’ reforça a importância do leite materno

mamcoChamar a atenção da sociedade para a importância do leite materno para mães e principalmente os bebês. Cerca de 40 mães se reuniram no ultimo sábado (2) em Palmas para a ‘Hora do Mamaço’, um evento que juntou as mães em comemoração a semana mundial do aleitamento materno. O evento aconteceu em várias cidades do país e em Palmas chega a segunda edição.

Para a organizadora do encontro, Wilma Manduca, o grande objetivo é reafirmar a importância do leite materno para o crescimento saudável do bebê. “O leite materno é rico nos nutrientes que a criança precisa para crescer saudável. Além disso, o leite materno traz fatores de proteção para diversas doenças. Uma criança que é bem amamentada tem menos problemas de saúde”, afirma Wilma.

Bebês de até seis meses devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Bebês de até seis meses devem ser alimentados
exclusivamente com o leite materno
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A mãe e biológa, Karine Bernardo, que está sendo mãe pela segunda vez, revela que no início o ato de amamentar é complicado, mas tudo vira uma sensação de satisfação após o primeiro impacto. “Está sendo muito bom. Quando se tem o primeiro filho a sensaçao de amamentar é completamente diferente. É um aprendizado. Agora a uma sensação de amamentar com o segundo filho é diferente muito mais pelos jeito dos bebês”, afirma Karine.

Segundo a nutricionista Walquíria Pinheiro, o leite materno é considerado pelos especialistas como o alimento completo para os bebês. Ainda segundo ela, o leite materno tem na medida de elementos que um bebê precisa para crescer da melhor forma. “É recomedando que a criança deva mamar no peito exclusivamente até seis meses sem água e sem chá. A partir dos seis meses, a mulher deve continuar amamentando até dois anos ou mais e deve introduzir outros alimentos. Ela também pode continuar amamentando até quando for prazeroso para a mãe e para o bebê”, destaca a nutricionista.

Para Eloy Nogueira Barros alem de todos os pontos positivos do leite materno, o ato de amamentar reforça a ligação entre bebê e a mãe. “O sonho de qualquer mãe é poder amamentar seu filho corretamente e saber que ele necessita de você dessa maneira é emocionante para qualquer mãe”, afirma Eloy.

(G1)