DestaqueEstado

Greve de professores em Riachinho continua e estudantes estão sem aula há quase um mês

Cerca de 600 alunos estão sem aula há quase um mês em Riachinho. Os professores e outros servidores da educação municipal iniciaram a paralisação no dia 9 deste mês, mas até agora não houve um acordo com a prefeitura. Os profissionais fizeram um novo protesto com uma caminhada pela cidade neste domingo (5) durante um passeio ciclístico tradicional da cidade.

A reivindicação é por melhorias salariais e ainda não há previsão de encerrar a greve. Os profissionais alegam que a prefeitura reduziu há cerca de um ano e meio o salário em 20%. Eles estariam sem reajuste, recebendo a mesma remuneração em 2014.

A única escola infantil da cidade atende cerca de 600 alunos, mas o prédio está vazio desde o início da greve. São mais de 60 servidores. Parte deles vai para a frente da escola diariamente, como forma de manifestação.

Os professores dizem que a classe vem tentando um acordo para a regularização do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCR), que também estaria defasado, mas a administração pública não tem dialogado com a categoria.

Professores de Riachinho fazem novo protesto — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Professores de Riachinho fazem novo protesto — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

No início de março os professores fizeram uma paralisação na frente da prefeitura. Depois disso, uma assembleia geral foi realizada no dia 28 de março, quando a categoria fez uma proposta para o município devolver o percentual que foi retirado dos salários.

A TV Anhanguera e o G1 tentaram contato com a Prefeitura de Riachinho, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/05/06/greve-de-professores-em-riachinho-continua-e-estudantes-estao-sem-aula-ha-quase-um-mes.ghtml