Estado

Governo do Estado investe R$ 1,5 mi em equipamentos de endoscopia

Divulgação
Divulgação

O Governo do Tocantins investiu cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos de endoscopia que serão utilizados nos hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a aquisição destes equipamentos o Governo deixa de pagar clínicas particulares e passa a fornecer os serviços de endoscopia com exames e cirurgias em suas unidades hospitalares.

De acordo com o engenheiro clínico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Getulio Milhomem, os equipamentos são de alta tecnologia e com um baixo custo de manutenção. “Isso possibilita economia e mais qualidade aos serviços prestados a população”, disse ele.

Para o Hospital Regional Público de Araguaína (HRPA) foram adquiridos um rack completo com tubos de videobroncoscopia, videogastroscopia e videocolonoscopia, e videoduodenoscopia, além de um rack completo com tubos de videobroncoscopia que já estão em funcionamento e, por enquanto, atendem a demanda interna da unidade.

Já para o Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG) foram adquiridos um endoscópio, um colonoscópio e um fibro-broncoscópio. Segundo a diretora de enfermagem do hospital, Dvana Larceda, esses aparelhos vão garantir mais agilidade na realização de diagnósticos. “Visto que antes os exames eram terceirizados e realizados em uma clínica particular. Os profissionais do Hospital já passaram por treinamento e os exames serão realizados dentro da Unidade a partir deste mês”, explicou.

O Hospital Regional Público de Gurupi também recebeu um rack completo com tubos de videobroncoscopia, videogastroscopia e videocolonoscopia, como um tubo de fibroscopia.

Palmas

Para o Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) foram adquiridos um rack completo com tubos de videobroncoscopia, videogastroscopia e videocolonoscopia e videoduodenoscopia, além de um rack completo com tubos de videobroncoscopia.

Desta forma o HGPP, que já realizava endoscopias, passa a realizar também o procedimento cirúrgico colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (exame de parte do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar e o pâncreas, por exemplo). O procedimento era feito de forma terceirizada e os pacientes eram encaminhados para atendimento em Araguaína.

Conheça os aparelhos

Broncoscopio – utilizado para visualizar, remover ou colher material (células, amostras de tecido) dos brônquios. A principal utilidade deste exame é o diagnóstico de doenças infecciosas (principalmente tuberculose e doenças causadas por fungos) e neoplásicas (tumorais);

Colonoscopio – aparelho endoscópico que permite a visualização do interior de todo o intestino grosso e da parte final do intestino delgado;

Duodenoscópio – aparelho destinado à visualização do interior do duodeno;

Endoscópio – equipamento para realizar exame na porção superior do trato gastrointestinal, isto é, o esôfago estômago e duodeno.

(SECOM)