DestaqueEstado

Força-tarefa combate queimada há dois dias na serra do Lajeado

Uma força-tarefa foi montada para combater a queimada que atinge a serra do Lajeado há dois dias, em Palmas. O fogo começou no último sábado (24). Cerca de 50 agentes trabalharam para controlar os focos. No entanto, nesta segunda-feira, uma nova queimada surgiu às margens da rodovia que dá acesso ao distrito de Taquaruçu.

Compõem a força-tarefa equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Instituto Natureza do Tocantins. O helicóptero da Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer) também ajuda no controle ao incêndio.

No sábado, 22 homens trabalharam, por terra e pelo ar, para apagar as chamas. No final do dia, tudo estava sob controle. Mas, segundo os Bombeiros, na manhã de domingo, com influência dos fortes ventos, os focos avançaram para outras áreas. Mais 30 brigadistas se juntaram para reforçar a equipe.

Helicóptero é usado para combater as chamas — Foto: Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros

Helicóptero é usado para combater as chamas — Foto: Luiz Henrique Machado/Corpo de Bombeiros

Após conter os focos no vale, região do Cristo Redentor, um novo foco surgiu na margem da rodovia que dá acesso a Taquaruçu. A Defesa Civil Estadual sobrevoou o local na manhã desta segunda-feira, para avaliar a situação e encaminhou equipes de combate para o local.

No último sábado, o governo federal autorizou o emprego das forças armadas no combate às queimadas no Tocantins, depois de um ofício encaminhado pelo governador Mauro Carlesse. Segundo ele, a dificuldade de acesso às áreas atingidas e a insuficiência de recursos potencializam o tamanho da destruição.

O 22° Batalhão da Infantaria informou que ainda não recebeu a missão. Disse que a operação está em fase de planejamento, junto ao escalão superior, quanto ao efetivo de pessoal, material, recursos e logística a serem empregados nas ações.

Fonte: g1 tocantins