CuriosidadesDestaqueEstadoPalmas

‘Foi um desafio’, diz idoso de 73 anos que concluiu faculdade de geografia durante batalha contra câncer

Adahil Rodrigues de Rezende, de 73 anos, realizou nesta quinta-feira (8) um grande sonho: se formar no curso de geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O curioso na história não é somente a idade do formando, mas as batalhas que ele teve que passar durante o percurso. Nem mesmo um diagnóstico de câncer de próstata fez com que ele desistisse do objetivo. (Veja o vídeo)

O homem, que conclui a primeira graduação já na melhor idade, conta que precisou se afastar em alguns momentos por causa do tratamento da doença, mas as batalhas começaram desde o início dos estudos.

“Foi um desafio enfrentar a universidade na idade que eu já estava, mas foi muito bom. O dia que eu entrei que vim o primeiro dia na faculdade, parece que eu estava entrando em um mundo encantado”, contou Adahil.

Durante o período na faculdade, o homem também passou pelo trauma de quebrar o fêmur e precisar realizar uma cirurgia. Experiente e cheio de cabelos brancos, ele não se deixou abalar e fez muitas amizades e viagens, que permitiram que ele relembrasse a juventude.

Idoso diz que entrar na faculdade foi um desafio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Idoso diz que entrar na faculdade foi um desafio — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Durante todo o trajeto, o homem teve o apoio do filho e de professores. O filho mais velho se orgulha da conquista do pai. “Uma grande vitória. Uma vitória não só para a família, para os amigos, para ele. Mas um exemplo. Um testemunho de vida”, disse.

A ex-colega de turma e atual professora, Thayssllorranny Reinaldo, conta que o idoso nunca reclamou dos problemas e sempre foi muito esforçado. Chegava cedo na sala de aula para não perder conteúdos e aproveitava ao máximo todas as oportunidades. Ainda aproveitou para fazer um estágio durante o período.

“Mesmo com todos os problemas dele eu nunca vi ele reclamando. Eu nunca vi ele se vitimando dos problemas da vida. É uma pessoa que encara os problemas de uma forma tão natural que nos inspira”, conta a professora.

O professor Eliseu Pereira também lembra que o estudante sempre foi muito aplicado. “É aquele aluno que gostava de ler o material que você passava. A experiencia dele trazia uma contribuição que era importante para a aula”, conta.

Adahil Rodrigues recomenda que todos vivam sem medo, assim como ele fez. “A mensagem que eu quero deixar é que todas as pessoas têm que ter coragem. Não ficar baqueado diante das dificuldades da vida”, disse o formando.

Homem se forma nno curso de geografia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Homem se forma nno curso de geografia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: G1 Tocantins