Estado

Flit 2012 termina neste domingo com show de Elba Ramalho

Divulgação

Neste domingo, 15, último dia da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, a cantora Elba Ramalho fecha o circuito de apresentações de artistas nacionais, com show gratuito, a partir das 22 horas, na Concha Acústica.

Elba Ramalho sempre esteve no auge com referência à música brasileira. Por ser uma guerreira nordestina, da Paraíba, que venceu todos os obstáculos que iam surgindo pelo caminho, e com sua energia eletrizante, foi conquistando um público cativo.

A cantora já esteve em Palmas com a realização de shows no Espaço Cultural. São mais de três décadas de carreira, iniciada no final dos anos 70, após integrar o elenco da montagem original da peça “A ópera do Malandro”, de Chico Buarque, surpreendeu o país com o LP “Ave de Prata”.

Além da música, Elba transmite lições da fé e da religiosidade, disseminando o pensamento positivo. Ela herdou a musicalidade do pai e em seu canto há os desencantos das pessoas que sobrevivem no sertão seco, como as léguas tiranas.

Elba Ramalho canta a música do seu povo, de suas raízes, como o baião, o maracatu, xote, frevo, pastoril e forró. É presença marcante nas festas juninas de Campina Grande (Paraíba) e Caruaru (Pernambuco), no mês de junho.

Dentre o seu trabalho, o destaque é para a interpretação de “Morte e Vida Severina”, filme inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto. Em 1996, Elba, juntamente com os amigos Alceu Valença e Geraldo Azevedo, lança o ‘Grande Encontro”. O trabalho teve um resultado tão surpreendente que em anos seguintes gravaram o encontro II e o III. Para se ter uma ideia, o primeiro disco da trilogia vendeu mais de um milhão de cópias.

O público que irá ao show irá vibrar com canções como “De volta para o meu Aconchego”, “Lamento Sertanejo”, “Felicidade Urgente” e “Ai que saudade docê”.

(Secom-TO)