Estado

Fizemos o melhor com os recursos disponíveis, diz Murussi ao deixar 2º BPM de Araguaína; Silva Neto vem “com muito gás”

Divulgação
Divulgação

Em uma solenidade no 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína ocorrida na tarde desta quita-feira, 16, foi realizada a troca de comando da PM: saiu o tenente coronel Edson Murussi e em seu lugar assumiu o tenente Júlio Manoel da Silva Neto.

A cerimônia contou com a participação de autoridades estaduais, empresários e integrantes da segurança pública.

A cerimônia iniciou com a apresentação do Batalhão Araguaia ao Comandante Geral do Estado, momento em que foi executado o hino nacional. Dando prosseguimento, foi lido um o pronunciamento oficial do comandante substituído, Edson Murussi, que falou sobre os desafios e as conquistas de quando esteve a frente da maior unidade de Polícia Militar do Tocantins, o Batalhão Araguaia.

“A sociedade araguainense tem a certeza que nos nove meses que estive à frente do 2º Batalhão foram gratificantes, pois temos a consciência que fizemos o melhor que poderíamos com os recursos disponíveis” afirmou Murussi.

Já o Comandante Geral do Estado, Luís Cláudio, assegurou que “a determinação do governador é que a Polícia Militar através de uma tropa, que sempre representou bem, tem o total apoio dele em ações necessárias para combater o crime.” E ainda garantiu que a cidade de Araguaína vai receber reforços de outras cidades, como de Colinas, Guaraí entre outras.

Ações

Após assumir o cargo, o novo comandante adiantou que vai trabalhar com planejamento e estratégias e irá reunir todos os esforços para dar segurança à sociedade. “Eu vim com muito gás e vamos trabalhar não somente com a Polícia Militar, mas com demais poderes públicos e Polícia Civil. Porque com essa soma de esforços, vamos proporcionar a sensação de segurança que a sociedade de Araguaína tanto precisa,” disse.

Perfil

Júlio Manoel da Silva Neto foi promovido ao posto atual de major em 21 de abril de 2010. O oficial nasceu na cidade de Maceió, estado de Alagoas em 1970 e é filho de José Júlio da Silva e Maria da Conceição da Silva.

Foi Oficial R/2 de Infantaria do Exército Brasileiro durante cinco anos, servindo no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado em Maceió – AL. Incorporou às fileiras da Polícia Militar do Estado do Tocantins em 30 de janeiro de 1998, sendo matriculado na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 1º de dezembro de 2000, classificado no 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Palmas – TO, onde desempenhou várias funções de Oficial Subalterno.

Comandou a 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM em Palmas e a 3ª Companhia do 8º BPM em Paraíso. Foi Sub Comandante do 5º BPM, localizado em Porto Nacional e da Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas. Respondeu pelo Comando da 4ª CIPM, sediada em Araguatins. Comandou a 5ª CIPM em Tocantinópolis. Foi Sub Comandante do 1º BPM em Palmas até os dias atuais.

Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO na Polícia Militar do Estado de Goiás. Possui  Especializações em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Militar do Estado de Goiás – CEGESP e de Polícia Judiciária Militar pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS

Participou de várias missões pela Força Nacional de Segurança, onde desempenhou inúmeras funções, dentre as quais se destaca a de Comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão da Companhia Fox Uno no Estado do Rio de Janeiro (Operação Rio I), Comandante do 2º Pelotão da Companhia Fox III no Estado do Espírito Santos (Operação Reconquista II) e Oficial Auxiliar do Fiscal Administrativo Base de Comando Fox IV no Estado do Rio de Janeiro (Jogos Pan Americanos e Para–Panamericanos).

(AF Notícias)