DestaqueEstado

Fechando as portas: 21,6% das microempresas não sobrevivem sem capacitação

Imersões em temas como produtividade, marketing e estratégias podem auxiliar empresários na tomada de decisão

O Brasil alcançou a impressionante marca de mais de 3,6 milhões de pequenos novos negócios abertos no ano passado. Só entre os MEIs foram 2.851.280, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O problema é que boa parte delas não vai chegar ao 5º de ano de vida. Também segundo o Sebrae, nos primeiros 5 anos, a taxa de mortalidade de empresas chega a 29% entre os MEI; 21,6% entre as microempresas e 17% entre as pequenas empresas.

Os números são a prova de que mais difícil do que começar um negócio, é mantê-lo de portas abertas. Isso porque a maioria dos empresários não está preparada para comandar uma empresa. Movidas pela paixão ou pela experiência em alguma atividade, muitas pessoas abrem um C.N.P.J sem conhecimento de administração, controle financeiro, gestão de pessoas e marketing, e acabam indo à falência. É que força de vontade é fundamental, mas não exclui a capacitação.

Mas calma! Sempre é tempo de buscar conhecimento e quem sabe até salvar uma empresa. Pensando nisso, a empresária Letícia Coelho, da Letslo, que tem mais de 10 anos de mercado, em parceira com o Sebrae, desenvolveu um programa de imersão para ajudar os empreendedores a fazerem seus negócios prosperarem. “O curso é recheado de convidados especiais, palestras e conteúdos de estratégia. A ideia é facilitar a caminhada das pessoas porque, com a orientação certa, o empresário consegue evitar muitos fracassos”, conta Letícia, que acrescenta que o workshop tem vagas limitadas e as inscrições já estão abertas.

Nessa edição, o Letsnow conta com a participação de Silvia Souto. A palestrante fará o perfil comportamental de cada aluno e, com base nele, vai traçar as estratégias para aumentar organização pessoal e a produtividade.

Letsnow
A imersão acontece nos 26 e 27 de junho e tem uma carga horária de 17 horas. Os interessados podem acessar o site do Sebrae ou entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99216-1879.

Fonte: Precisa Assessoria