Estado

Exposição em Palmas mostra processo de luta pela criação do Tocantins

A exposição ‘Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins’ será no Memorial Coluna Prestes. Evento começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 19 de junho.


Exposição mostra linha do tempo da criação do Tocantins — Foto: Divulgação

A exposição ‘Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins’ vai narrar o processo de luta pela criação do estado. O evento será aberto nesta sexta-feira (15), no Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas.

O curador da exposição, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, conta que a mostra é uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, algumas inéditas, complementadas com textos.

Alguns fatos históricos nacionais e mundiais também estão nos painéis para contextualizar os visitantes na história do Tocantins. Também há relatos regionais como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, além de objetos e documentos do acervo pessoal de Siqueira Campos.

“A exposição, que terá como público-alvo os estudantes, será mais didática possível para que os visitantes se localizem no tempo, observando cada fato que levou à divisão territorial do estado de Goiás, a partir do sentimento de libertação do povo nortense”, explica Eduardo.

O projeto foi idealizado por José Wagner Praxedes que reuniu um grupo de amigos para resgatar documentos, estudos e imagens que compõem a exposição com o objetivo de manter viva a história do Tocantins.

A exposição segue aberta até o dia 19 de junho.


Exposição terá objetos e documentos do acervo pessoal de Siqueira Campos — Foto: Divulgação

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/03/14/exposicao-em-palmas-mostra-processo-de-luta-pela-criacao-do-tocantins.ghtml