Estado

Detentos do Barra da Grota ameaçam rebelião

20140830100942_familiaresFamiliares de detentos do Barra Grota protestaram em frente ao Fórum de Araguaína
Familiares de detentos do Presídio Barra Grota protestaram em frente ao Fórum de Araguaína (TO) na tarde desta sexta-feira, (29). Eles afirmam que a comida é de má qualidade, reclamam da escassez de água e dizem que se os problemas não forem resolvidos, os detentos vão fazer rebelião.

Durante a manifestação, cartazes chamavam a atenção das autoridades para as reinvindicações. “Não temos assistência médica, nem remédio, nem podemos receber de casa. Precisamos esperar por um milagre?” dizia um cartaz atribuído a reclamação de um preso. “A polícia chega lá, tira eles e trancam lá num quarto, bate o que pode, pela a cabeça,”denunciou dona Floriza, mãe de um detento.

Outra senhora que mora no Maranhão, mas que tem o filho preso no Barra da Grota, reclamou da situação. “Ele (filho) disse que a comida só é galinha, galinha estragada, quando é de tarde é uma linguiça ruim. Ela ainda acrescentou que o banho ocorre apenas uma vez e o tempo é de um minuto e alertou: “Ele disse se não melhorar a condição que está ali, vão fazer rebelião lá dentro. Eles já se reuniram lá dentro e combinaram.”

O Juiz Álvaro do Nascimento recebeu alguns dos parentes para ouvir as reclamações do familiares do presos. A reportagem procurou a direção do Presídio Barra da Grota e representantes da empresa Umanizare, mas ninguém quis se manifestar sobre as cobranças.  A PM informou que as denúncias de maus tratos por parte da polícia são infundadas, pois são responsáveis pela guarda externa.

(AF Notícias)