DestaqueEstadoPalmas

Decreto que flexibiliza horários do comércio começa a valer em Palmas; confira como fica cada setor

As regras do novo decreto municipal, que flexibiliza horários de funcionamento e o percentual de lotação do comércio, começam a valer nesta segunda-feira (10). As medidas foram anunciadas pela prefeitura na última quarta-feira (5). A cidade está entrando na fase amarela de prevenção ao coronavírus.

Mesmo com as alterações, as aulas presenciais continuarão proibidas na cidade. Há previsão de retomada escalonada a partir do mês de junho.

“Nós saímos da fase laranja e estamos entrando fase amarela, de controle ampliado. Vão permanecer exatamente as mesmas atividades que estavam liberadas e nós aumentamos o percentual de 30% para 50% da capacidade de funcionamento”, afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) na entrevista da última quarta.

Espaços públicos como praças, praias e academias ao ar livre seguem fechados, assim como clubes. Os eventos de qualquer natureza também seguirão proibidos. As medidas alteram o decreto Nº 2.029, que começou a valer no dia 19 de abril.

Veja como ficou para cada setor

 

Shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres

  • Funcionamento das 12 às 22h e com capacidade reduzida de 50%. Permite delivery aos sábados e domingos, permanecendo fechado para o acesso ao público.

 

Lojas de materiais de construção

  • De segunda a sexta, das 9h às 17h, com 50% da capacidade.

 

Casas agropecuárias

  • De segunda a sexta, das 6h às 16h, com 50% da capacidade.

 

Concessionárias de veículos

  • Das 8h às 18h, com 50% de capacidade, de segunda a sexta.

 

Comércio de rua

  • De segunda a sexta, das 10h às 20h, com 50% da capacidade.

 

Academias, escolas esportivas e atividades recreativas

  • Das 5h até 0h, de segunda a sexta-feira, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento.

 

Clínicas de estética e salões de beleza

  • Atendimento personalizado, mediante agendamento, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento;

 

Restaurantes

  • Funcionamento todos os dias das 11h às 15h, com 50% da capacidade. O horário noturno ainda não está liberado

 

Padarias

  • Das 6h às 22h, todos os dias, limitada a entrada de usuários ao quantitativo de 50% da capacidade do estabelecimento, permitido o consumo no local durante todo o dia.

 

Lanchonetes (pit dogs, açaiterias, pamonharias, sorveterias, pastelarias) e similares

  • Podem funcionar das 10h às 20h, com até 50% da capacidade para consumo no local. Até 0h será permitido o atendimento por delivery.

 

Bares

  • Permanecem fechados. Podem trabalhar das 8h às 0h apenas com delivery ou retirada no local.

 

Igrejas

 

Feiras livres

 

Educação

 

Na rede municipal, o município informou que as escolas e creches estão preparadas e equipadas, mas seguem fechadas seguindo o decreto estadual. A retomada na educação infantil deverá ocorrer de forma escalonada com 30% das turmas e no formato híbrido no mês de junho, se o estado não prorrogar a validade do texto.

A prefeita Cinthia Ribeiro informou que uma reunião também deve ser realizada com as escolas particulares até o próximo dia 15 de maio para planejar a retomada das atividades presenciais da educação infantil. Segundo ela, as aulas também seguem suspensas devido ao decreto estadual.

Fonte: G1 Tocantins