Estado

Cursos de medicina da Unirg e ITPAC de Porto Nacional são “reprovados” pelo MEC

20141218172457_medicinaUm total de 27 cursos de graduação em medicina do Brasil obtiveram conceito “insuficiente” em avaliação realizada pelo Ministério da Educação. Dois deles estão no Tocantins. Estes cursos ficaram com nível 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em uma escala de 1 a 5. No total, foram avaliados 154 cursos de medicina. O cálculo do CPC inclui a nota do curso de cada instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado em 2013.

Os curso de medicina do Centro Universitário de Gurupi (UNIRG) obteve nota 1 e o da Faculdade Presidente Antônio Carlos, ITPAC em Porto Nacional, nota 2. Os conceitos são considerados “insuficientes” pelo MEC.

Entre os “reprovados” ainda estão cinco cursos de universidades federais: Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Outros três cursos apareceram “sem conceito” por serem recentes, entre eles o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Também obtiveram conceito “insuficiente” dois cursos de medicina de universidades estaduais e 20 de faculdades e centros universitários particulares.

Nenhum curso dos 154 cursos avaliados ganhou o conceito máximo (nível 5). Os resultados foram divulgados pelo MEC nesta quinta-feira (18) no “Diário Oficial da União” ” dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e ainda os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC), referentes ao ciclo de avaliação de 2013 aplicados a universidades, faculdades e centros universitários.

(AF Notícias)