DestaqueEstado

Conheça os 11 candidatos que estão na disputa pela única vaga de senador no Tocantins

Mais de 10 candidatos estão na disputa pela única vaga de Senador da República pelo Tocantins nas eleições de 2 de outubro. Os políticos têm até o dia 16 deste mês para registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O prazo das convenções encerrou na última sexta-feira (5).

Os concorrentes são: Andréia Schimidt (PMB); Ataídes de Oliveira (PROS); Carlos Amastha (PSB); Guaracy Batista (Avante); Kátia Abreu (PP); Lazara Merley (DC); Lúcia Viana (PSOL); Mauro Carlesse (Agir); Pastor Claudemir Lopes (Patriota); Professora Dorinha (UB); Vilela do PT (PT).

Dois candidatos já solicitaram o registro de candidatura ao TSE, conforme o site DivulgaCand, e aguardam julgamento. O empresário Ataídes Oliveira declarou bens no valor de R$ 38.161.972,00. E, Pastor Claudemir, patrimônio de R$ 50 mil.

Perfil dos candidatos

Andreia Schmidt

Adréia Branco Schmidt tem 53 anos e é natural de Lages (SC). Ela é agrônoma, mestre e doutora em ciência, é a primeira vez que disputa cargo político

Ataídes de Oliveira

Ataídes de Oliveira, 62 anos, é natural de Estrela do Norte (GO), empresário dono de vários empreendimentos e também advogado. Na política já foi Senador entre 2013 e 2019, após a morte de João Ribeiro e também foi candidato ao Governo do Tocantins em 2014.

Carlos Amastha

Carlos Enrique Franco Amastha, 61 anos, é empresário, colombiano naturalizado brasileiro. Foi Prefeito de Palmas por dois mandatos, sendo que o segundo não concluiu pois renunciou ao cargo para disputar a eleição suplementar em 2018. No mesmo ano, disputou o Governo na votação ordinária e não foi eleito.

Guaracy Batista

Guaracy Batista da Silveira tem 71 anos, bispo da Igreja do Evangelho Quadrangular no Tocantins, é segundo suplente de Kátia Abreu e já assumiu o cargo durante uma licença da senadora.

Kátia Abreu

Kátia Abreu, 62 anos, é psicóloga e agropecuarista, Já foi deputada federal por dois mandatos e desde 2007 é senadora pelo Tocantins. Também foi ministra da agricultura, pecuária e abastecimento durante o segundo governo de Dilma Rousseff.

Lazara Merley

Lazara Marley de Castro Teixeira, 66 anos e é natural de Porangatu (GO), onde chegou a ser vereadora. No Tocantins,  ela responsável por um laboratório de análises clínicas em Palmas e já foi candidata a vereadora em 2016,

Lúcia Viana

Aposentada, Maria Lucia Soares Viana, 60 anos, é advogada e atuou como servidora pública federal por 34 anos.

Mauro Carlesse

Mauro Carlesse, 62 anos, é empresário e agropecuarista. Já foi candidato a prefeito de Gurupi e deputado estadual. Em 2018 venceu as eleições suplementares para o governo em 2018. No mesmo ano reelegeu-se. Foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no fim de 2021 e renunciou ao cargo em meio a um processo de impeachment em 2022.

Pastor Claudemir Lopes

Caudemir Lopes, 50 anos, já foi vereador em Palmas e é pastor e presidente da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Tocantins.

Professora Dorinha

Professora Dorinha, tem 57 anos, pedagoga, foi secretária da educação no Tocantins por mais de nove anos. Também é presidente do partido União Brasil no Tocantins e está no terceiro mandato de deputada federal.

Vilela do PT

João Helder Vilela, conhecido como Vilela do PT, de 63 anos, é empresário e presidente do diretório metropolitano do PT. Já foi candidato a prefeito e vereador de Palmas e deputado federal, mas sem êxito nas urnas.

Fonte: AF Noticias