BrasilDestaque

Começa a valer decreto que obriga uso de máscaras no Rio de Janeiro

Entrou em vigor no Município do Rio, nesta quinta-feira (23), o decreto do prefeito Marcelo Crivella prevendo o uso obrigatório das máscaras de proteção. O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus.

A regra, publicada no Diário Oficial do município no sábado (18), estabelece multa para quem descumprir a norma. Pessoas físicas não serão multadas, mas estabelecimentos considerados essenciais poderão sofrer sanções caso permitam a entrada de pessoas desprotegidas.

O valor definido para a multa ainda dependia de uma resolução conjunta que seria divulgada pelas secretarias municipais de Saúde, de Ordem Pública e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Prefeito Crivella anuncia uso obrigatório de máscaras

Prefeito Crivella anuncia uso obrigatório de máscaras

“(…) A inobservância ao disposto neste decreto sujeita o infrator ao pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem a prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação e à manutenção da saúde (…)”, diz trecho do decreto.

Uso obrigatório em transportes

O texto do município também tornou obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos ou privados que levem passageiros.

22 de abril - Passageiros usam máscara de proteção no transporte público da cidade do Rio de Janeiro — Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo22 de abril - Passageiros usam máscara de proteção no transporte público da cidade do Rio de Janeiro — Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo

22 de abril – Passageiros usam máscara de proteção no transporte público da cidade do Rio de Janeiro — Foto: Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Consta no decreto que o item deverá ser utilizado, inclusive, em bens públicos. São considerados como bens públicos, de acordo com o texto: lagoas, rios, mares, estradas, ruas e praças.

Outros municípios também obrigam uso

Em Niterói, na Região Metropolitana, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o uso de máscaras também passou a ser obrigatório.

Em Niterói, a utilização de máscaras é compulsória para quem frequenta as ruas da cidade. Assim como no Rio, a determinação também começa a valer a partir desta quinta.

Máscaras são distribuídas em Niterói — Foto: Berg Silva/DivulgaçãoMáscaras são distribuídas em Niterói — Foto: Berg Silva/Divulgação

Máscaras são distribuídas em Niterói — Foto: Berg Silva/Divulgação

Além disso, o município também prorrogou o período de isolamento social até 30 de abril. As novas medidas foram anunciadas pelo prefeito Rodrigo Neves em redes sociais.

A publicação de Caxias ocorreu na quarta-feira (22) no Diário Oficial da cidade. O texto não fala em multa, mas obriga a utilização do equipamento para pessoas que estiverem nas ruas durante o período de isolamento social.

A prefeitura determinou que as máscaras também devem ser utilizadas em estabelecimentos com o funcionamento autorizado e, principalmente, em meios de transporte público ou privado de passageiros.

Parte da população de Caxias continua nas ruas mesmo com medidas de isolamento social

Parte da população de Caxias continua nas ruas mesmo com medidas de isolamento social

No mês passado, o prefeito de Caxias, Washington Reis, causou polêmica ao dizer que manteria igrejas abertas porque a “cura virá de lá”, desrespeitando o decreto do governador Wilson Witzel.

Fonte: G1 – Rio de Janeiro