Estado

Com indícios de violação de segurança, MPC solicita inspeção no sistema do Detran

Requerimento do Ministério Público de Contas (MPC/TO) solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) inspeção no Sistema de Tecnologia da Informação (TI) do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), de 2011 até os dias atuais, em razão de indícios de violação de segurança da informação.

De acordo com o documento, protocolado na tarde desta terça-feira, 11, pelo procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, uma auditoria, concluída em janeiro desse ano, pela Controladoria Geral do Estado (CGE), a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), apontou suspeita de vulnerabilidade do sistema de Tecnologia da Informação do Detran, o qual estaria permitindo a efetivação de isenções e cancelamentos de débitos junto ao Departamento de Trânsito do Tocantins sem justificativa.

No requerimento, há relatos de dificuldade da equipe em obter esclarecimento dos fatos. “A equipe do Detran-TO não se mostrou solícita para o esclarecimento dos fatos, pelo contrário, o que redundou em sérios óbices para a análise da realidade da situação dos sistemas de Tecnologia da Informação da Autarquia”, destaca o documento acrescentando que houve “sonegação” de documentos e informações.

A solicitação do Ministério Público de Contas será analisada pela relatoria competente do TCE/TO.