Estado

Com ações sociais, o governo do TO promove valorização da pessoa idosa

Divulgação
Divulgação

O Tocantins tem 10% da população idosa. A estimativa é da Secretaria de Estado da Assistência Social (Setas), que busca fortalecer as ações voltadas a quem tem mais de 55 anos e ainda muita vida pela frente.

Como é o caso da aposentada Zumira Batista, de 81 anos, moradora em Palmas há 22 anos. Mãe de sete filhos, ela diz que não fica parada e participa de atividades recreativas, como teatro e musculação, quase todos os dias da semana. “Formei uma nova família, com pessoas amorosas e que fazem eu me sentir renovada o tempo todo”, declara.

Aos 75 anos, José Pereira Carvalho, também tem muita disposição e lembra o quanto contribuiu para a construção do lugar onde vive. “Cheguei em Palmas há 23 anos para trabalhar como operador de máquina de terraplanagem. Ajudei a construir a cidade que não pretendo sair nunca mais”, afirmou.

Zumira e José Pereira são apenas alguns dos idosos do Tocantins beneficiados com ações do governo do Estado voltadas a valorização e proteção da pessoa idosa, desenvolvidas em parceria com o governo Federal, prefeituras municipais e organizações da sociedade civil.

De acordo com a Diretora de Proteção Social, da Secretaria de Assistência Social (Setas), Daniela Nunes Alves Queiroz, está em fase de implantação o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que contemplará municípios de todo o Estado. “Não estamos desenvolvendo um projeto, esta ação é um serviço continuado de proteção e valorização, que alcança toda a sociedade, pois capacitamos os familiares em como cuidar e proteger seus idosos”, explica.

Os municípios cadastrados receberão mensalmente entre R$ 9 mil a R$ 55 mil reais, distribuídos de acordo com a quantidade populacional acima de 55 anos, apresentada no censo de 2010. Esses valores serão destinados a implantação de projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No SUAS, além dos benefícios com recreação, práticas esportivas e artísticas, integração social e ações de fortalecimento de vínculos com as famílias, os idosos ainda estão sendo contemplados com a Carteira do Idoso, que é o instrumento de comprovação para obtenção de passagem de ônibus gratuita ou desconto de, no mínimo, 50% em viagens interestaduais. No Estado já foram entregues 11.983 cartões.

Campanha
Como comemoração pelo dia do idoso, está sendo realizada em Palmas a Campanha “Idoso é cidadão de direito e merece respeito”, organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI/TO), além das Secretarias de Estado de Trabalho e Ação Social (Setas) e Defesa Social (Seds).

A mobilização tem o objetivo de divulgar as ações voltadas a todos os tocantinenses com idade acima dos 55 anos, além de promover o debate das políticas públicas de fortalecimento de vínculos e ainda ouvir o ponto de vista dos idosos quanto a suas necessidades.

Para a pedagoga aposentada Célia Maria Holanda da Costa, de 58 anos, ações voltadas ao idoso proporcionam uma experiência cheia de emoção e parceria. “Quando cheguei, achei que iria ajudar a turma por ser a mais nova, mas a cada dia que passa, percebo que somos todos amigos mais chegados que irmãos, nos ajudamos, aprendemos uns com os outros e não conseguimos mais nos desgrudar”, destaca.

(SECOM)