Estado

Carnaval de Araguaína e de mais 11 cidades podem ser cancelados; projetos têm até amanhã para se readequarem

Divulgação
Divulgação

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa quarta-feira, 06, em Palmas, o diretor de Serviços Técnicos dos Bombeiros, major Peterson Ornelas, informou que pode não haver carnaval em pelo menos 11 cidades do Estado, sendo elas Gurupi e os blocos Beijá, Só nóis na folia; Prefeitura de Dianópolis e bloco Zorra; Prefeitura de Porto Nacional e o bloco Vamborale; carnavais de Cristalândia, Pedro Afonso, Miracema, Lajeado, Ponte Alta, Pindorama e Palmas. O motivo se deu porque os projetos temporários apresentados ao Corpo de Bombeiros não atendem a todas as normas de seguranças exigidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado.

Em Araguaína
Entre as cidades que tiveram o projeto reprovado, está Araguaína com a realização do Carnabalada. De acordo com informações do Portal CT, na cidade, apenas o Arraiá da Igreja Católica foi aprovado. Já o Carnaval de Araguaína, bem como os das 11 cidades, foi reprovado por não apresentaram saídas de emergências adequadas, os extintores de incêndio não foram colocados nos locais apropriados e há ausência de algum dado na documentação.

Readequação
Todos os projetos podem ser alterados, e como conseqüência regularizados, até esta sexta-feira, 08, ao meio dia, caso contrário, terão os carnavais interditados. Já na parte da tarde, equipes do Corpo de Bombeiros estarão em campo para realizar vistorias técnicas.

Portal O Norte entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Araguaína, mas não encontrou nenhum responsável para falar a respeito da suspensão, segundo a atendente, o Capitão Rocha que poderia dar detalhes sobre o assunto estaria neste momento em uma reunião, contudo,  nossa redação recebeu a informação de que está marcada para às 16h desta quinta-feira, 07, uma coletiva no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para a Corporação falar sobre o Carnabalada.

Nossa reportagem também entrou em contato com a assessoria da prefeitura que informou que o município se reune ainda esta manhã com o Corpo de Bombeiros para tratar sobre as readequações.

Carnabalada
A festa está prevista para ser realizada dos dias 9 a 12 de fevereiro na Avenida Filadélfia. Segundo o prefeito Ronaldo Dimas, o Carnaval deste ano será bancado em boa parte pela iniciativa privada, já que o município teria conseguido recursos no valor de R$ 350 mil reais através de patrocínios.

Segundo a assessoria da prefeitura, quem cuidará da segurança serão os policiais militares, além de seguranças particulares para os camarotes, tendas das empresas parceiras e Praça de Alimentação, auxiliares de coordenação, médicos, enfermeiras, agentes de saúde, soldados do Corpo de Bombeiros e eletricistas, também deverão estar mobilizados no evento. Haverá, também, uma parceria com a Associação de Catadores de Lixo para a separação e transporte dos materiais recicláveis.

(PortalOnorte)