Estado

Campanha de vacinação contra a influenza imunizou 26.044 pessoas; objetivo é aplicar a dose em 40 mil palmenses

downloadA Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) tem apostado em postos de vacinação itinerantes e panfletagem para imunizar cerca de 40 mil palmenses contra a influenza. A mobilização teve o apoio da Superintendência de Juventude. De acordo com a prefeitura, até sexta-feira, 28, 26.044 doses haviam sido administradas. A gestão ainda realizou a campanha no domingo, 31, no Parque Cesamar e nas feiras do Bosque, da Aureny I e da 307 Norte.

De acordo com a administração municipal, uma equipe de saúde com carro de som visitou pontos estratégicos da Capital, como a Avenida Tocantins, a JK, centros de educação infantil, feiras e o Parque Cesamar. Além da conscientização, alguns locais houve aplicação da vacina.

O secretário executivo da Semus, Whisllay Bastos, alerta para a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças menores de 5 anos aos postos de imunização. “Temos cerca de 9 mil crianças que aguardam seus pais os levarem aos postos de vacinação. É um direito destas crianças assegurado pelo Estatuto da Criança e dos Adolescentes, temos a obrigação de garantir que estes menores sejam imunizados”, frisou Bastos.

Durante a abordagem no Parque Cesamar na noite de sábado, 30, famílias se informaram sobre os grupos de risco e dezenas de pessoas foram vacinadas contra o vírus Influenza. “É uma oportunidade para os pais que trabalham fora a semana inteira trazer seus filhos e imunizá-los”, alerta Alessandro Pantoja, diretor de Atenção Básica da Semus. Ainda de acordo com o profissionas, crianças só serão vacinadas mediante apresentação do Cartão de Vacina.

O diretor de Atenção Básica alerta para a importância das pessoas que compõem o grupo de risco buscar a imunização. “Estamos falando de uma vacina que protege contra três subtipos de vírus da gripe, exatamente os que mais circularam no último inverno o tipo A-H1N1 (gripe suína); tipo A-H3N2 e influenza B”, ressaltou.

Ainda foram imunizados profissionais de saúde na ação no Parque Cesamar, caso da técnica de enfermagem Elivan Pereira Glória, que atua em dois hospitais de Palmas. “Achei muito válida a vinda da equipe ao Cesamar, pois todos os dias estamos em contato com diversas enfermidades”, frisou Elivan. Além do grupo que fez a panfletagem e tirou dúvidas no local, as técnicas da área de saúde Elinete Ribeiro, Jandiara Rodrigues e Vandecléia da Silva atendiam pessoas aptas a tomar a dose da vacina.

Grupos Prioritários
O público-alvo da campanha compreende crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (mulheres em período pós-parto), indígenas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

(Cleber Toledo)